InícioNotíciasPolíticaConheça os sintomas da leucemia, doença da filha de Roberto Justus

Conheça os sintomas da leucemia, doença da filha de Roberto Justus

A influenciadora Fabiana Justus, filha do empresário Roberto Justus, contou em suas redes sociais nessa quinta-feira (25/1) que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda (LMA). “O nome assusta, tudo assusta”, diz Fabiana, em vídeo.

Na publicação, ela conta que os sintomas apareceram de forma súbita, o que é uma característica da doença. Ela foi internada com dores nas costas e febre – a rapidez com que os sintomas da leucemia surgem impacta na condução do tratamento.

“Já internei, fiz o exame para entender o que era, coloquei o cateter e comecei a quimioterapia. Sei que não vai ser fácil, mas estou muito positiva e confiante, minha família também, meus amigos e, principalmente, meus médicos. Me deram muita confiança, falaram que são altas as chances de cura”, afirma.

A leucemia é uma doença dividida em dois subtipos: aguda e crônica. A primeira ocorre rapidamente, com sintomas fortes, enquanto a segunda manifesta poucos sinais e, em geral, só é descoberta em estágios avançados. Ambas, porém, fragilizam o sistema imunológico.

Roberto Justus e Fabiana Justus

Fabiana Justus, filha de Roberto @fabianajustus/Instagram

Fabiana Justus

Fabiana Justus, filha de Roberto @fabianajustus/Reprodução/Instagram

Fabiana e Roberto Justus

Fabiana Justus, filha de Roberto Reprodução

Fabiana Justus e Roberto Justus

Fabiana Justus e Roberto Justus Reprodução

Fabiana Justus

Ela completou 34 anos Reprodução

Fabiana Justus

Registros da comemoração de Fabiana Reprodução

Fabiana Justus

Leucemia Mieloide Aguda A LMA é um tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea e pode se espalhar para outras partes do corpo. A medula óssea é responsável por produzir células do sangue, como plaquetas, leucócitos e hemácias, além de células-tronco. Na LMA, as unidades sofrem mutações genéticas e não conseguem amadurecer, além de passarem a se multiplicar descontroladamente.

As chances de cura são maiores caso o diagnóstico seja realizado em estágio inicial, quando a doença ainda não se espalhou.

Uma vez que as células cancerígenas se acumulam na medula óssea, elas são liberadas na corrente sanguínea e se proliferam muito rapidamente. Por isso, a leucemia pode atingir outros órgãos, como fígado, baço ou sistema nervoso central.

Os sintomas comuns da leucemia mieloide aguda incluem:

Anemia, que é a quantidade de glóbulos vermelhos inferior ao normal; Sensação de fraqueza e mal-estar geral; Palidez e dor de cabeça, que são causados pela anemia; Hemorragias frequentes caracterizadas pelo sangramento nasal fácil e aumento da menstruação; Ocorrência de grandes hematomas mesmo em pequenas pancadas; Perda do apetite e emagrecimento sem causa aparente; Ínguas inchadas e doloridas, principalmente no pescoço e virilha; Infecções frequentes; Dor nos ossos e articulações; Febre; Falta de ar e tosse; Suor noturno exagerado, que chega a molhar a roupa; Desconforto abdominal causado pelo inchaço do fígado e do baço. O diagnóstico pode ser feito após a realização de exames de sangue, punção lombar e biópsia da medula óssea.

Tratamento O tratamento para leucemia mieloide aguda começa, na maioria das vezes, com quimioterapia. O procedimento mata as células cancerígenas, mas também acaba atingindo as saudáveis — nesse período, o paciente fica com poucas células de defesa e, por isso, sente fadiga, cansaço e anemia, além de ficar vulnerável a infecções. Em alguns casos, o indivíduo também recebe terapia-alvo nesta parte do tratamento.

Na segunda fase da terapia, a de consolidação, células saudáveis começam a ser produzidas e o paciente percebe melhora dos sintomas. Em muitos casos, é feito um transplante de células tronco (do próprio paciente ou de um familiar compatível) para estimular a reposição das células.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

BBB24: Luiza Brunet solta o verbo contra Davi e critica o programa

A formação do Paredão, na noite de domingo (3/3), ainda está dando o que...

O desconforto com um traço em particular do aliado de Ometto na Vale

Divulgação 1 de 1 Luís Henrique Guimarães, conselheiro da Vale ...

Governo envia ao Congresso projeto para regulamentar motoristas de aplicativos

O governo federal encaminha ao Congresso Nacional nesta segunda-feira, 4, um projeto de lei...

Nikki Haley vence primárias republicanas na capital dos EUA

Conquista no distrito de Columbia é a 1ª da ex-representante do país na ONU...

Mais para você