InícioEditorialPolítica NacionalConselho recomenda que Defesa se desculpe por golpe de 1964

Conselho recomenda que Defesa se desculpe por golpe de 1964

Documento foi aprovado depois de o presidente Lula (PT) vetar qualquer evento relacionado aos 60 anos do regime militar

Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, do ministro Silvio Almeida (foto), terá de reinstalar, em 60 dias, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos. Sérgio Lima/Poder360 – 29.ago.2023

PODER360 12.abr.2024 (sexta-feira) – 14h11

O Conselho Nacional de Direitos Humanos aprovou uma recomendação para que o Ministério da Defesa divulgue todos os anos, em 31 de março, um pedido de desculpas pelas “vítimas de tortura e de perseguição” do golpe 1964. O conselho também determinou ao Ministério de Direitos Humanos e Cidadania que reinstale, em 60 dias, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos.

O documento foi aprovado em sessão realizada em 2 de abril, dias depois da data em que se relembra o golpe militar de 64. A atitude do conselho também se dá depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar qualquer evento relacionado aos 60 anos do regime militar. Eis a íntegra da resolução (PDF – 149 kB).

O conselho de Direitos Humanos propõe que a Defesa proíba qualquer ato de comemoração do golpe por integrantes das Forças Armadas. Recomenda também a retirada da cartilha do site do Departamento de Execução e Cultura do Exército que se refere ao dia 31 de março como alusivo à “revolução democrática”.

Leia as recomendações ao Ministério da Defesa:

O Conselho de Direitos Humanos é formado por representantes da sociedade civil e do poder público. É um órgão autônomo vinculado à pasta dos Direitos Humanos. Além do Ministério da Defesa, o colegiado fez recomendações para outros ministérios. Recomendaram que o:

ministério de Direitos Humanos reinstale em 60 dias a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos; ministério de Justiça e Segurança Pública apresente o projeto para criação do Museu Nacional da Memória e da Verdade; e que o ministério da Educação estabeleça uma norma que torne obrigatório conteúdos relativos ao caráter “antidemocrático” do golpe de 1964.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que WinZO Games e como funciona a plataforma?

Veja por que a plataforma não é uma farsa e como você pode desfrutar...

Travas na Constituição evitariam supersalários, diz Haddad

Ministro da Fazenda defende barreiras para benefícios que inflam as remunerações dos funcionários públicos ...

Se arrependeu? Wanessa Camargo abre o jogo sobre participação no BBB24

Wanessa Camargo abriu o jogo sobre a sua participação no BBB24 e revelou se...

A falta de representatividade no Brasil (por Ricardo Guedes)

A representatividade no mundo está em baixa. As teorias de democracia, que previam a...

Mais para você