InícioEditorialPolítica NacionalConselhos tutelares: balanço indica mais de 10% de aumento de votantes

Conselhos tutelares: balanço indica mais de 10% de aumento de votantes

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou, neste domingo, 1°, um boletim com informações sobre a eleição dos conselheiros tutelar municipais de 2023. Os dados indicam uma tendência geral de aumento no número de votos nas urnas eletrônicas. No momento da publicação, a maioria das cidades ainda estavam apurando os votos, e o Estado do Rio de Janeiro nem tinha começado a repassar os dados. O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva, disse que foi positivo o resultado da eleição unificada, com o reforço do governo federal. Segundo ele, isso serviu para mostrar a importância do trabalho dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Parece que o aumento vai ser sempre superior a 10%. E isso corresponde com a expectativa de uma eleição facultativa, de uma eleição para um órgão que nem todas as pessoas ainda compreendem a importância e o funcionamento dele. E justifica todo esse esforço feito e que está se comprovando com a participação da sociedade”. O secretário lembrou ainda que o domingo foi marcado por chuvas fortes, em muitos locais do Brasil. “Isso também, claro, atrapalha um pouco a participação facultativa do eleitor ou da eleitora”.

De acordo com o balanço parcial, até 19h40, o município de Joinville, em Santa Catarina,foi o que teve o maior aumento no comparecimento nas sessões eleitorais, cerca de 50%. Em 2019, quando ocorreu a última eleição deste tipo na cidade catarinense, foram registrados 12.684 votos; já neste ano, foram 18.646. A apuração parcial nos municípios, realizada por aplicativo, aponta também que a primeira capital a concluir apuração foi Palmas, no Tocantins, às 18h26, com o total  23.743 votos, correspondentes a 14% do eleitorado. Com isso, na cidade, o aumento do números de eleitores é de mais de 10%, em relação a 2019. A primeira localidade a ter os dados consolidados foi a ilha de Fernando de Noronha, distrito de Pernambuco, com 347 votos, correspondentes a 11% do eleitorado. O dobro de participação, quando comparada a 2019.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Caso Marielle: Moraes mantém prisão do delegado Rivaldo Barbosa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta sexta-feira (17/5),...

Vai à Virada Cultural 2024? Vejas dicas de segurança para aproveitar o evento

Neste fim de semana acontece mais uma edição da Virada Cultural de São Paulo,...

Milei reafirma compromisso em fechar Banco Central da Argentina

Presidente argentino diz ainda que, depois de “limpar” a autoridade monetária, criará lei proibindo...

CNJ: Barroso não inclui caso de Moro e Hardt na pauta de 3ª (21/5)

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, não incluiu...

Mais para você