A venda de veículos automotores novos cresceu 19% em setembro comparado a setembro do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento registrado até agora é de 2%.
Entre janeiro e setembro desse ano foram vendidos 2,64 milhões de veículos. No ano passado, no mesmo período, o número de unidades comercializadas ficou um pouco abaixo 2,58 milhões.
Os dados estão no balanço mensal da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e levam em conta as vendas de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e máquinas rodoviárias.
O presidente da Fenabrave, Andreta Junior, diz que o clima ainda não é de otimismo, mas que a variação, ainda que pequena, é um bom indicativo diante de um contexto bastante complexo.
O único segmento do setor que apresentou quedas foi o da venda de caminhões. Em setembro desse ano, o número de caminhões revendidos caiu 4% comparado com o mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2022, a queda foi de 1,8%.
A explicação para isso é que o segmento é muito específico e demanda mais tecnologia que os veículos comuns. O problema é que desde a pandemia de covid -19, o mercado de microchips não foi normalizado, afetando a produção automotiva, especialmente, a de caminhões.
Economia São Paulo 04/10/2022 – 22:31 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Fenabrave venda de veículos automotores terça-feira, 4 Outubro, 2022 – 22:31 1:48