InícioNotíciasPolíticaDamares votará contra indicação de Zanin ao STF: “Nada me fará mudar”

Damares votará contra indicação de Zanin ao STF: “Nada me fará mudar”

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou, neste sábado (10/6), que votará contra à indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski na Suprema Corte.

Em comunicado à imprensa, Damares afirmou que “nada, nem ninguém” a fará mudar seu posicionamento contra Zanin. Para a senadora, a indicação feita por Lula fere o princípio constitucinal de impessoalidade, já que o advogado é próximo do presidente.

Na foto o advogado Cristiano Zanin Martins operacao lava jato RJ

Cristiano Zanin foi indicado por Lula ao STF Daniel Ferreira/Metrópoles

Na foto o advogado Cristiano Zanin Martins operacao lava jato RJ

Cristiano Zanin Daniel Ferreira/Metrópoles

Na foto o advogado Cristiano Zanin Martins operacao lava jato RJ

Cristiano Zanin deve passar por sabatina no Senado Daniel Ferreira/Metrópoles

Damares-Michelle (6)

Damares Alves Hugo Barreto/Metrópoles

Para que seja aprovada, a indicação precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, presidida por Davi Alcolumbre (União-AP).

Depois de passar pelo colegiado, o nome de Zanin também deve ser apreciado pelo plenário da Casa Alta. Desde o anúncio da indicação de Zanin ao STF, o advogado tem procurado senadores para debater a indicação à Suprema Corte

“Venho informar aos amigos, aos irmãos, aos correligionários e também aos adversários, que nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF. Que fique claro desde já que meu voto será não e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam!”, informou Damares.

A senadora disse que só falará com o indicado antes da votação “se for necessário”, e que uma eventual reunião ocorrerá somente mediante solicitação do Republicanos. “No formato de reunião com a presença dos demais parlamentares e tudo de forma protocolar”, ressaltou.

A parlamentar também afirmou que, caso o nome de Zanin seja aprovado pelo Senado, restará a ela “orar” para que o advogado “se torne um juiz justo e imparcial”.

Indicação de Zanin Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o nome de Cristiano Zanin não deve enfrentar resistência expressiva no plenário do Senado Federal.

Presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já sinalizou pacificação sobre a indicação. O problema concentra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a oposição deve ser barulhenta.

A indicação de Cristiano Zanin foi encaminhada oficialmente por Lula ao Congresso Nacional em 1º de junho para a vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Ele foi advogado do atual presidente em diversos casos, comandando a defesa do petista durante os processos envolvendo a Operação Lava-Jato. O jurista também defendeu familiares do petista em outros casos, no próprio STF.

A proximidade de Zanin com Lula foi alvo de duras críticas, com acusações de comportamento “anti-republicano” do presidente por tratar a indicação como uma decisão de cunho pessoal, com possibilidade de prejudicar a independência do Judiciário.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

MPF investiga suposta omissão da PF em ação que matou 26 em Varginha

Polícia Federal indiciou 39 policiais do Bope e da PRF por supostos crimes de...

Casos TikTok e Musk põem holofote em debate político sobre redes e soberania digital

Foto: Tânia Rego/Arquivo/Agência Brasil Casos TikTok e Musk põem holofote em debate político...

Exclusivo: Rodrigão e Adriana Sant’Anna são condenados na Justiça

Quem aí não se recorda do caso babadeiro envolvendo uma briga do ex-BBB Rodrigão,...

CE: professor de muay thai e amigo são presos por golpe do falso Pix

Reprodução 1 de 1 imagem colorida dupla presa golpe pix loja suplementos ceara ...

Mais para você