InícioEditorialPolítica NacionalDeltan Dallagnol depõe à PF, e defesa pede fim do sigilo do...

Deltan Dallagnol depõe à PF, e defesa pede fim do sigilo do inquérito contra o deputado cassado

O deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos) passou por uma oitiva da Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira, 5. O depoimento começou às 11h da manhã e durou uma hora e meia. De acordo com os advogados de Dallagnol, ele não se recusou a responder nenhum questionamento durante o depoimento. A partir de agora, a defesa aguarda que seja retirado o sigilo do inquérito que apura críticas feitas pelo ex-procurador aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator do inquérito é o ministro Alexandre de Moraes. Nesta terça-feira, 6, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deve apreciar o processo de cassação do deputado e confirmar a decisão do TSE. A defesa solicita que a Casa legislativa não acate a decisão da Corte Eleitoral e que a Câmara aguarde o trânsito julgado dos autores do recurso no STF. Dallagnol, que atuou chefe da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná, alega que a cassação de trata de uma perseguição política.

Em decisão unânime, o TSE cassou o mandato do deputado federal, no dia 16 de maio, sob o entendimento de que a saída de Deltan do cargo de ex-procurador da República ocorreu de maneira irregular, já que o mesmo era alvo de 15 procedimentos administrativos do Conselho Nacional do Ministério Público que poderiam lhe render processo administrativo disciplinar (PAD) e torná-lo inelegível. Por ter antecipado sua saída do cargo público, o TSE enxergou uma manobra para fraudar a lei. O parlamentar tem feito uma série de protestos contra a cassação do mandato e alega que milhares de eleitores foram silenciados pela decisão.

*Com informações do repórter Bruno Pinheiro

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

No STF, PM réu pelo 8/1 vê descoordenação de inteligência e cita erros

O ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira, réu...

Documentos secretos revelam que ditadura expulsou diplomatas gays

Um novo relatório secreto chegou à mesa do ministro José de Magalhães Pinto, em...

Janja brinca com militar, entrega cadela Resistência e a pede de volta

Primeira-dama fez graça durante envio de ração para pets ao Rio Grande do Sul;...

Leo Santana lota Anhangabaú na abertura da Virada Cultural de SP

São Paulo — O começo do show atrasou mais de uma hora e o...

Mais para você