InícioEditorialPolítica NacionalDeputado defende ampliação da desoneração da folha de pagamento: ‘Estimular mais empresas...

Deputado defende ampliação da desoneração da folha de pagamento: ‘Estimular mais empresas e segmentos’

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, Mendonça Filho disse que medida precisa beneficiar mais de 17 setores da economia

Reprodução/Jovem Pan News

Deputado federal Mendonça Filho durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira, 29, a desoneração da folha de pagamento, que prorroga até 2027 benefícios para 17 setores da economia. A medida permite que empresas dos setores contemplados paguem impostos correspondentes a entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta, ao invés de 20% sobre a folha de pagamento de salários. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE) defendeu uma reavaliação e discussão mais ampla da medida. “O Brasil é um país que tributa muito a geração de oportunidade de trabalho. Empregar qualquer trabalhador do Brasil para a tua empresa custa caro. Isso é diferente de boa parte do mundo. É preciso que nessa discussão possa ampliar um processo de redução do custo de contratação de obra do Brasil para que estimule mais empresas e mais segmentos econômicos para que possam gerar mais oportunidade de trabalho e renda. Hoje, há uma ‘parede’ que impede segmentos relevantes da economia de gerarem oportunidade de trabalho. Esse equilíbrio precisa ser dado e buscado a partir do redesenho dos Estados. Temos uma série de imperfeições e de realidade que não deveriam estar presentes na economia brasileira”, destacou.

O projeto de desoneração da folha de pagamento não é visto com bons olhos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O chefe da equipe econômica classificou como “inconstitucional” a prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027 e afirmou que pediu ao Congresso Nacional que esperasse até dezembro para discutir o tema. Ele explicou que uma emenda constitucional da Reforma da Previdência impede a renovação de incentivos fiscais em relação à folha de pagamento por conta do déficit da Previdência Social. O ministro alegou que pediu tempo ao Legislativo para poder resolver a questão da melhor forma possível. Apesar disso, a relatora do projeto, a deputada federal Any Ortiz (Cidadania), rebateu o argumento de Haddad e disse que a medida não é inconstitucional. A parlamentar avalia que discutir sobre a desoneração na folha de pagamento durante a segunda fase da reforma tributária é uma medida válida, mas que isso não impede a aprovação do projeto de lei para prorrogar os benefícios.

Confira a íntegra da entrevista com o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE):

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Exclusivo: Gyselle Soares negocia participação em game show da Record

A Record já anunciou o novo programa de sua grade, Acerte ou Caia, que...

Onda de calor atinge seis estados brasileiros com alerta de perigo

Uma onda de calor com alerta de perigo está afetando seis estados do Brasil,...

Corpo com sinais de violência é encontrado em praia de Prado

Um corpo com sinais de violência foi encontrado nas areias do distrito de Cumuruxatiba,...

Temos que aprender a lidar com a extrema-direita, diz Haddad

Em entrevista, ministro da Fazenda faz críticas a Bolsonaro (PL) e diz que ex-presidente...

Mais para você