InícioEditorialPolítica NacionalDeputados do PT usam demissão de mulheres do governo para aumentar pressão...

Deputados do PT usam demissão de mulheres do governo para aumentar pressão sobre Lula por indicação feminina ao STF

Foto: Rosinei Coutinho/Arquivo/SCO/STF

Plenário do STF 01 de novembro de 2023 | 10:52

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) enxergaram na recente saída da terceira mulher de um cargo relevante no governo uma oportunidade para intensificar a pressão sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) em relação à nomeação de uma ministra para o Supremo Tribunal Federal (STF), preenchendo a vaga deixada pela aposentadoria da Ministra Rosa Weber. Esse grupo do partido argumenta que a diminuição da representação feminina no alto escalão do governo tem tido um impacto negativo na popularidade do líder do Executivo. A reportagem é do jornal “O Globo”.

Diante desse cenário, os parlamentares apresentaram ao gabinete presidencial uma lista com oito mulheres que poderiam ser consideradas como candidatas à Corte Suprema. A queda da terceira mulher, Rita Serrano, que foi destituída do cargo de presidente da Caixa na semana passada, seguiu um padrão similar à saída de Ana Moser, ex-ministra do Esporte, e Daniela Carneiro, que chefiava o Turismo. Todas essas mudanças foram realizadas em resposta às demandas do Centrão, resultando na substituição por homens.

Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada na última semana revelou uma queda de quatro pontos na avaliação positiva do governo Lula. Em apenas dois meses, o índice de eleitores que aprovam a gestão presidencial caiu de 42% para 38%, despertando preocupações entre os petistas.

É importante notar que esse movimento não implica em retirar o apoio ao Ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que continua sendo o candidato favorito do partido para a indicação ao STF. No entanto, a ação visa fornecer a Lula uma variedade de opções, caso ele considere nomear uma mulher para a Suprema Corte.

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolívia enviará ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

O presidente Luis Arce aprovou na 4ª feira (15.mai) a doação de alimentos, mantas,...

Pabllo Vittar, Djonga e Matuê agitam Virada Cultural no centro de SP

São Paulo  —A Virada Cultural 2024 acontece neste fim de semana e vai levar...

Mulher é presa suspeita de ser “isca” do PCC em tribunal do crime

São Paulo — Uma mulher de 36 anos foi presa nessa quinta-feira (16/5), em...

Tribunal de Justiça de São Paulo suspende votação da privatização da Sabesp em Guarulhos

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu a votação do projeto de...

Mais para você