Você já se perguntou quantas frutas e legumes deveria comer por dia? Se não sabe, eis a resposta: 400 gramas. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que equivale a cerca de cinco porções.
A quantidade é recomendada para prevenir doenças como diabetes, problemas cardíacos, infartos e até câncer. Frutas e vegetais são ricos em fibras, além de diversos compostos bioativos que favorecem a saúde.
Então, associar duas frutas e complementar com vegetais já seria uma quantidade bem promissora.
1 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
2 de 8
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
3 de 8
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
4 de 8
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
5 de 8
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
6 de 8
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
7 de 8
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
8 de 8
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
Maçã é uma boa pedida! Para quem é fã de maçã, a fruta também promete agregar bastante quando o assunto é saúde, conforme indicam pesquisas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, e da Fundação Edmund Mach, na Itália, revelou que consumir apenas duas maçãs por dia ajuda a melhorar e trazer benefícios à saúde do coração.
Duas maçãs por dia abaixam o colesterol e ajudam o coração, diz estudo Outra pesquisa, divulgada na revista American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que duas maçãs por dia, aproximadamente 360 g, foram o suficiente para reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e melhorar os marcadores associados à saúde vascular em indivíduos com o LDL ligeiramente elevado.
Esses benefícios se devem à presença de proantocianidinas (PAs), compostos polifenólicos que combatem a oxidação.
Por isso e por outras razões, não podemos menosprezar as vantagens do consumo diário não apenas da maçã, como de outros tipos de frutas. Pequenas mudanças diárias irão refletir em um impacto significativo a longo prazo. Por isso, já se organize para cumprir essa meta hoje mesmo.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica