InícioEditorialDesemprego cai para 7,9% no segundo trimestre, aponta IBGE

Desemprego cai para 7,9% no segundo trimestre, aponta IBGE

A taxa de brasileiros desempregados caiu para 7,9% no trimestre de maio a julho de 2023, 0,6 ponto percentual a menos do que no trimestre anterior (8,5%) e 1,2 ponto a menos do que no mesmo período de 2022 (9,1%), informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira, 31, na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). O índice é o menor desde o registrado no trimestre encerrado em fevereiro de 2015. O total de pessoas desocupadas ficou em 8,5 milhões, menor número desde o trimestre encerrado em junho de 2015, segundo o IBGE. São 573 mil desempregados a menos, uma redução de 6,3% em relação aos três meses anteriores de 2023, e 1,36 milhão a menos no ano, uma queda de 13,8%. O resultado foi puxado pelo aumento do número de empregados sem carteira assinada no setor privado (13,2 milhões), que cresceu 4,0% em comparação com o trimestre anterior (mais 503 mil pessoas).

Já os empregados com carteira assinada e aqueles que trabalham por conta própria ficaram em números estáveis em comparação com os meses anteriores. O levantamento mostra que houve alta de empregos nos setores de Transporte, armazenagem e correio (4,0%, ou mais 207 mil pessoas), Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (5,2%, ou mais 608 mil pessoas) e Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (4,1%, ou mais 706 mil pessoas). Houve redução nos setores de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (5,1%, ou menos 450 mil pessoas) e de Construção (4,1%, ou menos 309 mil pessoas). O rendimento médio no Brasil ficou estável no trimestre, em R$ 2.935, o que corresponde a um crescimento de 5,1% no ano.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você