InícioEditorialDesmatamento no Brasil: Cerrado ultrapassa Amazônia em área desmatada

Desmatamento no Brasil: Cerrado ultrapassa Amazônia em área desmatada

O Relatório Anual do Desmatamento (RAD) no Brasil do MapBiomas, divulgado nesta terça-feira (28), apontou que mais da metade de toda a área desmatada no Brasil em 2023 ocorreu no Cerrado. Pela primeira vez desde 2019, o Cerrado ultrapassou a Amazônia em termos de área desmatada. O relatório destacou que a expansão agropecuária foi responsável por 97% do desmatamento nos últimos cinco anos. Nesse período, o Brasil perdeu 8.558.237 hectares de vegetação nativa, equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. Em 2023, houve uma queda de 11,6% na área desmatada, com 1.829.597 hectares suprimidos. Apesar disso, houve um aumento de 8,7% no número de alertas em comparação com o ano anterior.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O desmatamento no Brasil teve sua primeira queda desde 2019, segundo o MapBiomas. No entanto, a preocupação é que o desmatamento está se concentrando em biomas com formações savânicas e campestres, diminuindo nas formações florestais. Em 2023, 61% da área desmatada estava no Cerrado e 25% na Amazônia.

O Cerrado se tornou o protagonista do desmatamento no país, de acordo com a coordenadora do MapBiomas Cerrado, Ane Alencar. Ela ressaltou a importância estratégica do bioma para a questão hídrica e alertou para o impacto do desmatamento nas bacias que nascem no Cerrado. Em média, foram desmatados 5.013 hectares por dia no país em 2023, sendo a maioria no Cerrado.

Publicado por Patrícia Costa

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fazer refeições mais cedo reduz risco de problemas cardiovasculares

Estudo mostra que quem come depois das 21h tem probabilidade 28% maior de desenvolver...

A avaliação do time de Lewandowski sobre o projeto que limita delações

Integrantes da cúpula do Ministério da Justiça veem com cautela o projeto de lei...

Após seca histórica, indústria do AM acende alerta para clima em 2024

Meses após a seca histórica no Rio Negro, em Manaus, capital do Amazonas, a...

Governador liga para Lewandowski após ataques com mortes no Ceará

Elmano de Freitas (PT) diz não descartar pedir apoio do governo Lula para reforçar...

Mais para você