Milhões de estudantes fazem, neste domingo (13/11), o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. No Distrito Federal, a movimentação foi intensa no início da tarde em escolas e universidades onde haverá aplicação da primeira etapa do exame.
Os portões foram abertos ao meio-dia, e serão fechados às 13h para o início das provas, 30 minutos depois. No Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), muitos estudantes se adiantaram e já aguardavam na entrada antes mesmo do horário de abertura.
Entre eles, o estudante Marcelo Luiz, que chegou por volta das 11h20. “Da última eu tive um imprevisto, esqueci a identidade e tive que voltar, mas, hoje está tudo aqui”, revela.
Outro que chegou cedo é Lucas de Oliveira Almeida, 17. No entanto diferente dos demais, o jovem esperou alguns minutos antes de ingressar no local de prova. “Fico me preparando psicologicamente antes de entrar”, explica. “Estou o reparado, mas um pouco ansioso. No próximo ano tem que decidir, eu quero federal, fazer direito. Estou confiante”, completa.
A estudante Bárbara de Andrade Fonseca, 19, também se mostrou segura sobre a realização do exame. “Dá sempre um nervoso, mas estou confiante. É a segunda vez que vou fazer”, afirma.
Veja a entrada dos estudantes:
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.396.632 estudantes estão inscritos no exame – o segundo menor índice em 17 anos. Do total, 3,3 milhões realizarão a versão impressa da prova. As demais 65 mil inscrições correspondem a estudantes que farão o Enem digital.
Neste domingo, serão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término do teste.
Enem 2022 O teste ocorre após duas edições marcadas por crises, recordes de abstenções, problemas de logística e prejuízos na aprendizagem devido à pandemia de Covid-19. Agora, a expectativa é que o cenário de “normalidade” seja retomado no exame deste ano.
Desde 2017, o exame é aplicado em dois domingos diferentes – até então, a prova ocorria em apenas um final de semana, aplicada no sábado e no domingo. Neste ano, o segundo teste está previsto para 20/11.
Veja o calendário:
Prova de ciências humanas e linguagens: 13/11 Prova de ciências da natureza e matemática: 20/11 Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 10 e 11/1/2023 The post DF: estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Enem 2022 first appeared on Metrópoles.