InícioEditorialDF: estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Enem 2022

DF: estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Enem 2022

Milhões de estudantes fazem, neste domingo (13/11), o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. No Distrito Federal, a movimentação foi intensa no início da tarde em escolas e universidades onde haverá aplicação da primeira etapa do exame.

Os portões foram abertos ao meio-dia, e serão fechados às 13h para o início das provas, 30 minutos depois. No Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), muitos estudantes se adiantaram e já aguardavam na entrada antes mesmo do horário de abertura.

Entre eles, o estudante Marcelo Luiz, que chegou por volta das 11h20. “Da última eu tive um imprevisto, esqueci a identidade e tive que voltar, mas, hoje está tudo aqui”, revela.

Outro que chegou cedo é Lucas de Oliveira Almeida, 17. No entanto diferente dos demais, o jovem esperou alguns minutos antes de ingressar no local de prova. “Fico me preparando psicologicamente antes de entrar”, explica. “Estou o reparado, mas um pouco ansioso. No próximo ano tem que decidir, eu quero federal, fazer direito. Estou confiante”, completa.

A estudante Bárbara de Andrade Fonseca, 19, também se mostrou segura sobre a realização do exame. “Dá sempre um nervoso, mas estou confiante. É a segunda vez que vou fazer”, afirma.

Veja a entrada dos estudantes:

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.396.632 estudantes estão inscritos no exame – o segundo menor índice em 17 anos. Do total, 3,3 milhões realizarão a versão impressa da prova. As demais 65 mil inscrições correspondem a estudantes que farão o Enem digital.

Neste domingo, serão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término do teste. 

Enem 2022 O teste ocorre após duas edições marcadas por crises, recordes de abstenções, problemas de logística e prejuízos na aprendizagem devido à pandemia de Covid-19. Agora, a expectativa é que o cenário de “normalidade” seja retomado no exame deste ano.

Desde 2017, o exame é aplicado em dois domingos diferentes – até então, a prova ocorria em apenas um final de semana, aplicada no sábado e no domingo. Neste ano, o segundo teste está previsto para 20/11.

Veja o calendário:

Prova de ciências humanas e linguagens: 13/11 Prova de ciências da natureza e matemática: 20/11 Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 10 e 11/1/2023 The post DF: estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Enem 2022 first appeared on Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

Mais para você