InícioLazer, vida e culturaSaúdeDia Mundial da Obesidade: cardiologistas alertam que ter um estilo de vida...

Dia Mundial da Obesidade: cardiologistas alertam que ter um estilo de vida saudável é fundamental para a prevenção da doença

No próximo sábado, 4 de março, é celebrado o Dia Mundial da Obesidade, data importante  instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre os perigos dessa condição, que já é considerada um problema de saúde pública.

A estimativa da OMS, divulgada em 2022, é de que em torno de 1 bilhão de pessoas sofram de obesidade, o que inclui, inclusive, adolescentes e crianças.

Para o Dr. Claudio Catharina, gestor da Unidade Coronariana do Hospital Icaraí, o controle do peso corporal é um enorme desafio nos dias de hoje, em que temos, aliado ao sedentarismo, a ingestão de alimentos processados, que são práticos e muito palatáveis.

“Por isso, conhecermos o nosso peso ideal, entender o valor calórico dos alimentos e a necessidade de combinações inteligentes entre eles é fundamental. Além, é claro, de praticar exercícios físicos regulares e ter uma boa noite de sono ‒ que está diretamente relacionada ao peso e à apneia do sono”, enumera o médico.

Uma pessoa é considerada obesa quando há o acúmulo anormal ou excessivo de gordura com risco à saúde. Se não tratada, o paciente pode adquirir outras doenças crônicas, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, hipertensão, Acidente Vascular Cerebral e várias formas de câncer, de acordo com a OMS.

Bruna Miliose, também cardiologista do Hospital Icaraí, complementa que a ingestão de  frutas e grãos integrais (como aveia, arroz e farinha integrais etc.) nas refeições, além de evitar alimentos ultraprocessados, que são ricos em gorduras saturadas e trans, ajuda muito a evitar a obesidade.

“Ter um estilo de vida mais saudável: fazer pequenas mudanças no dia a dia, como ir a pé para o trabalho, saltar um ou dois pontos antes do ônibus e fazer o restante do percurso a pé ou evitar o uso de elevadores e subir pela escada. Mudanças simples que sejam possíveis no dia a dia”, finaliza.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alvo de Aras, jornalista tenta tirar vice do ex-PGR de ação no STF

O jornalista André Barrocal, alvo de uma ação movida pelo ex-procurador-geral da República Augusto...

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Ação protocolada pelo PT defende que grupo tenha acesso assegurado aos serviços públicos de...

Silvio de Almeida é aplaudido em culto evangélico ao falar de aborto

São Paulo — O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, participou, na noite dessa...

Renascer: abandonada por Rachid, dona Patroa tem virada inédita

Reprodução/Globo 1 de 1 Foto colorida de Dona Patroa (Camila Morgado), em Renascer -...

Mais para você