O Carnaval de Salvador, a maior festa de rua do Brasil, já tem seu tema definido para 2026: “110 Anos de Samba”. Anunciado pela Prefeitura da cidade, o tema celebra a rica história desse ritmo vibrante, que surgiu na Bahia no século XIX. Com uma referência especial à primeira gravação de samba, a famosa canção “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, em 1916, essa edição promete homenagear a tradição que moldou a identidade cultural nacional.
De acordo com informações do Alô Alô Bahia, o evento trará uma programação que prioriza grupos e escolas de samba. A expectativa é que o lançamento oficial ocorra ainda este ano, com uma campanha municipal que incluirá intervenções urbanas, conteúdos digitais e curadorias que explorem as diversas vertentes do samba, como o samba de roda, o pagode e o samba-reggae.
Desde 2007, o samba é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia em 2020, consolidando ainda mais a relevância desse gênero na cultura brasileira.
Estamos prestes a vivenciar um carnaval inesquecível! E você, como se sente em relação a essa homenagem ao samba? Compartilhe suas expectativas e opiniões nos comentários!