(Imagem: PeopleImages.com – Yuti A/Shutterstock)

A revolução digital transformou profundamente nossas vidas, oferecendo não apenas oportunidades profissionais, mas também diversas formas de lazer. Contudo, essa permanência virtual excessiva pode impactar consideravelmente nossa saúde mental. Um novo estudo revela que a maioria dos brasileiros se sente estressada ou sobrecarregada ao navegar na internet, trazendo à tona questões sobre o equilíbrio entre vida online e offline.

Mulher estressada sentada com a mão na cabeça na frente do notebook
Passar muito tempo na internet pode afetar a saúde mental (Imagem: Natee Meepian/iStock)

Realizado pela Opera em colaboração com a Oxford Mindfulness, o estudo mostrou que 83% dos adultos brasileiros passam pelo menos quatro horas diárias em frente a uma tela para trabalho. Quando voltam para casa, 71% continuam conectados por mais duas horas. Este cenário alarmante foi acompanhado pela revelação de que 84% dos entrevistados se sentem estressados enquanto navegam pela web.

Existem alguns métodos de relaxamento para evitar o estresse (Imagem: Francisco Moreno/Unsplash)

Apesar da crescente sensação de estresse, 68% dos participantes já experimentaram práticas de mindfulness. Estudos mostram que apenas 12 minutos diários de meditação, mesmo realizados online, podem levar a uma redução significativa nos sintomas de ansiedade e depressão após 30 dias.

A web é um lugar onde o estresse acontece, mas também pode ser onde a calma começa. Dados indicam que os brasileiros estão adotando ferramentas digitais para melhorar sua saúde mental, um hábito que se tornará cada vez mais comum. O Opera Air, por exemplo, permite que os usuários explorem os benefícios do mindfulness diretamente do navegador.

Sharon Hadley, CEO da Oxford Mindfulness

Empresário estressado em escritório bagunçado
Fazer pausas durante o trabalho é essencial (Imagem: thodonal/iStock)

Essa prática digital de mindfulness pode ser integrada diretamente ao fluxo de trabalho através de navegadores que oferecem funcionalidades como “Take a Break”, com exercícios de respiração e meditações, e “Boosts”, que disponibilizam paisagens sonoras com frequências relaxantes.

Convidamos você a refletir: como você tem gerido sua saúde mental em meio a tantas horas online? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários! Sua contribuição pode fazer a diferença para alguém que também busca um equilíbrio saudável.