
Neste último sábado, 30 de agosto, o Brasil se despediu de um de seus escritores mais icônicos: Luis Fernando Verissimo, que faleceu aos 88 anos em Porto Alegre, vítima de complicações decorrentes de pneumonia. Internado desde 11 de agosto, Verissimo foi uma figura fundamental na literatura brasileira, homenageado, agora, pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
Em uma nota emocionante, a ABL ressaltou a trajetória brilhante do autor, que deixou sua marca ao publicar mais de 60 obras. Com suas crônicas, contos, romances, literatura infantil e sátiras políticas, Verissimo conquistou o coração de leitores em todo o mundo, tendo suas obras traduzidas para diversos idiomas. A Academia destacou que suas histórias têm o poder de nos fazer “imaginar uma vida mais leve.”
Luis Fernando Verissimo
Luis Fernando Verissimo
Luis Fernando Verissimo
Luis Fernando Verissimo posa na biblioteca.
Luis Fernando Verissimo
Verissimo, filho do renomado escritor Érico Verissimo, nasceu em Porto Alegre e passou parte de sua infância nos Estados Unidos. Seu retorno ao Brasil o levou ao mundo da publicidade e, posteriormente, ao jornalismo, onde suas colunas se tornaram sinônimo de qualidade e crítica perspicaz. O legado literário do autor, com obras como “O Analista de Bagé” e “Comédias da Vida Privada”, eternizou sua presença na cultura brasileira.
Não apenas um escritor, mas também cartunista e roteirista, Verissimo era apaixonado por jazz, tendo inclusive se destacado como saxofonista no grupo Jazz 6. Seu repertório ímpar de talentos fez dele um artista multifacetado, querido por muitos.
A ABL expressa suas condolências à sua esposa Lúcia, seus filhos e netos, amigos e a todos que foram tocados pela sua obra. Luis Fernando Verissimo nos deixou, mas seu legado continuará a nos inspirar.
E você, qual é a sua obra favorita de Verissimo? Compartilhe suas lembranças e homenagens nos comentários!