9 setembro, 2025
terça-feira, 9 setembro, 2025

Adolfo Viana pede regulamentação da lei que beneficia doadores regulares de sangue

Compartilhe

Em discurso proferido na tarde desta terça-feira (08), o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) fez um apelo aos parlamentares da bancada governista para que interceda na regulamentação da lei 13.183, de sua autoria, que concede meia-entrada para doadores regulares de sangue em espetáculos, eventos esportivos e de lazer.

AV PLENÁRIO

“Desde junho de 2014 que aguardo a regulamentação. O estado do Espírito Santo foi beneficiado com lei semelhante há nove anos, peço aos parlamentares da bancada do governo que façam uma reflexão sobre o assunto que é de fundamental importância para todos. Não tenho dúvida de que vai ajudar muita gente”, acrescentou Adolfo Viana.

De acordo com informações do HEMOBA, a plaqueta é um componente do sangue e o déficit no estoque se deve à redução de doações. Segundo especialistas, uma única doação pode salvar até quatro vidas, pois o material doado é separado em diferentes hemocomponentes que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que é necessário ter pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. Na Bahia, o percentual aproximado é de 1%. Com a Lei, Adolfo Viana pretende ajudar a garantir tranquilidade aos pacientes que aguardam por doações. “Mesmo com as campanhas realizadas com a finalidade de aumentar a quantidade de doadores, o déficit de bolsas persiste, o objetivo da lei é estimular os doadores”, avalia o parlamentar.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você