26 setembro, 2025
sexta-feira, 26 setembro, 2025

Agricultores franceses protestam contra o acordo UE-Mercosul

Compartilhe

Agricultores em protesto

Em uma cena que ecoa a luta histórica dos camponeses, cerca de 100 agricultores se reuniram nesta sexta-feira (26) em Versalhes, diante do icônico palácio francês. Com a chama da indignação acesa, eles protestavam contra um projeto de acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, um movimento que foi convocado pelo poderoso sindicato agrícola FNSEA e seus aliados, os Jovens Agricultores. A presença de 15 tratores reforçava o tom de urgência do ato, onde a revolta rural se manifestava nas chamas dos sinalizadores verdes iluminando a paisagem.

Os agricultores e pecuaristas estão apreensivos diante da possibilidade de um mercado francês saturado com produtos como carne, açúcar e arroz da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O início do processo de ratificação do acordo pela Comissão Europeia, em setembro, tem gerado um clima de insegurança. “Estamos aqui para alertar o presidente Emmanuel Macron”, afirmou Arnaud Rousseau, líder do FNSEA, clamando por ação imediata.

A mobilização é apenas parte de uma série de ações planejadas em todo o país, com estimativas de quase 3.000 participantes. A Confederação Camponesa, o terceiro sindicato agrícola mais influente, também agendou um protesto em Paris para o dia 14 de outubro. Pascal Verriele, um agricultor de 56 anos, expressou sua desesperança: “Depois de 40 anos no setor, sinto-me no fundo do poço. Não vejo perspectiva alguma.” Ele ressalta como as cotas de importação da Ucrânia e o acordo do Mercosul estão desestabilizando as suas fazendas.

As autoridades europeias, por sua vez, prometeram que o tratado incluirá um “texto jurídico” para fortalecer as salvaguardas em caso de impacto sobre a produção europeia, na esperança de apaziguar os ânimos na França. No entanto, os sindicatos permanecem céticos e estão prontos para intensificar os protestos durante o inverno, “quando a situação nas fazendas permitir”, alertou Rousseau.

Neste contexto de incertezas e desafios, o futuro da agricultura francesa está em jogo. Como você vê a situação? Compartilhe suas opiniões e participe da conversa!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você