19 outubro, 2025
domingo, 19 outubro, 2025

Alan Sanches vai propor obstrução na ALBA contra matérias do governo em regime de urgência

Compartilhe

Alan Sanches

Em uma clara oposição ao governo, o deputado estadual Alan Sanches, vice-líder da bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), anunciou que irá propor um processo de obstrução contra os projetos enviados pelo Executivo. O foco de sua crítica reside no fato de que as matérias, que seguem em regime de urgência, restringem o tempo e a profundidade da discussão entre parlamentares e a sociedade baiana.

“Como representantes do povo, precisamos ter um espaço para discutir e debater essas questões de forma transparente antes da votação”, desabafou Sanches. Dentre os projetos, destaca-se o polêmico 19º pedido de empréstimo no valor de R$ 4,5 bilhões. Em tom de indignação, ele questiona: “O que mudou na Bahia desde que foram solicitados R$ 23 bilhões em empréstimos desde o início do mandato? Quais são as grandes obras concretizadas? O estado da segurança pública e o atendimento à saúde realmente melhoraram?”, critica.

Os projetos em pauta também versam sobre mudanças nas unidades de segurança pública, mas são igualmente apressados sob o manto da urgência. “Como podemos contribuir para aprimorar essas propostas se o governo impõe um ritmo acelerado, sem espaço para a análise adequada?”, lamenta Sanches, alertando para o risco do que ele chama de “rolo compressor” do governo.

O parlamentar ainda traz à tona dados alarmantes que constam no parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), revelando uma notável defasagem no efetivo da Polícia Militar e uma redução significativa na Polícia Civil. “Mais do que solicitar bilhões em empréstimos, o governo deveria apresentar políticas públicas efetivas que abordem as necessidades reais da segurança”, argumenta Sanches, enfatizando a urgência de soluções concretas para problemas de saúde, como a drástica situação da fila da regulação.

O momento é crucial. Vamos ficar atentos a esses desdobramentos e avaliar criticamente as propostas do governo. O que você pensa sobre a atuação da ALBA e a urgência dos projetos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você