• Ciência e Espaço

Avisos abrangem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul

Alertas afetam diversos estados e tempestade pode causar danos (Imagem: Vlad Imir/Shutterstock)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (17), uma série de alertas para tempestades que devem atingir partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Os avisos, que vão até as 23h59 de sábado (18), abrangem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul, com previsão de ventos de até 100 km/h, chuvas intensas e risco de queda de granizo.

Pessoa com guarda-chuva enfrentando vento forte
Ventos podem chegar a 100 km/h (Imagem: mgequivalents/Shutterstock)

Quais são os alertas emitidos pelo órgão?

  • O Inmet publicou alertas vermelho, laranja e amarelo, que indicam diferentes níveis de severidade;
  • No Rio Grande do Sul e no Paraná, o alerta é de grande perigo, com possibilidade de chuvas acima de 100 milímetros por dia e rajadas superiores a 100 km/h. Também há risco de granizo, alagamentos, queda de árvores e cortes de energia elétrica;
  • De acordo com o órgão, o volume de chuva pode variar entre 30 e 100 milímetros e os ventos podem provocar danos estruturais e transtornos no transporte;
  • O instituto alerta para a possibilidade de descargas elétricas e recomenda que a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
  • Em São Paulo, os temporais devem atingir regiões, como Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Bauru, Marília, Itapetininga, Vale do Paraíba, Litoral Sul e a Região Metropolitana da capital;
  • Em Minas Gerais, o alerta cobre o Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata;
  • No Rio de Janeiro, há risco elevado para o Centro, Baixadas, Sul Fluminense e Região Metropolitana;
  • No Paraná, as áreas mais afetadas são o Noroeste, Norte Central, Oeste e Centro-Sul;
  • Já em Mato Grosso do Sul, o alerta se estende aos Pantanais, Leste e Sudoeste do Estado.
Granizo e um guarda-chuva verde quebrado no chão
Pedras de gelo que vem do céu estão de volta (Imagem: New Africa/Shutterstock)

Leia mais:

  • Qual é o formato da gota de água? Conheça 5 curiosidades surpreendentes sobre a chuva
  • Saiba como proteger seu celular de tempestades e chuvas fortes
  • É realmente perigoso usar aparelhos eletrônicos quando chove?

Tempestades podem causar danos

O Inmet reforça que as chuvas podem causar transtornos no transporte e danos estruturais. A orientação é desligar aparelhos elétricos durante tempestades e proteger documentos e objetos importantes em sacos plásticos, especialmente em áreas sujeitas a enxurradas.

Os alertas emitidos variam entre os níveis de “grande perigo” e “perigo potencial“, conforme a intensidade esperada das chuvas e dos ventos. Segundo o Inmet, “a combinação de umidade elevada e instabilidades atmosféricas deve manter o tempo instável até o início da próxima semana“. Ao todo, pelo menos dez estados do país estão sob algum tipo de aviso meteorológico até sábado.

Prédios com céu carregado ao fundo
Alertas emitidos variam entre os níveis de “grande perigo” e “perigo potencial”, conforme a intensidade esperada das chuvas e dos ventos (Imagem: Ranimiro Lotufo Neto/iStock)

Chuva toma o Brasil na segunda quinzena de outubro; veja previsão

A primavera marca o início da renovação de umidade no solo: o que significa que vem chuva por aí, especialmente na segunda quinzena de outubro, segundo a Climatempo. Nesta semana, o avanço de uma frente fria já altera a paisagem no Sudeste, e a circulação de ventos deve se modificar aos poucos, formando áreas de instabilidade no Centro-Oeste.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.