Na madrugada de 19 para 20 de outubro, uma falsa mensagem de alerta da Defesa Civil Nacional gerou intranquilidade entre brasileiros de diversas regiões. O aviso foi enviado pelo sistema Defesa Civil Alerta, às 1h30, com um alerta descrito como ‘Alerta Extremo’, que mencionava risco de “misantropia”, ou seja, ódio à humanidade.
Essa ferramenta, que utiliza tecnologia Cell Broadcast para informar riscos reais, como deslizamentos e vendavais, está temporariamente fora do ar após o incidente. Segundo informações, o alerta foi disparado em estados como Bahia, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, levantando suspeitas de um ataque hacker à plataforma.
A defesa Civil Nacional relatou que a plataforma sofreu uma invasão e que tomará as medidas necessárias, inclusive acionando a Polícia Federal, para restabelecer o sistema de alerta assim que as condições de segurança voltarem ao normal.
Pronunciamento da Codesal Salvador
O órgão Codesal Salvador também se manifestou, esclarecendo que não emitiu tal alerta e que já notificou a Defesa Civil Nacional e a Anatel para investigar o ocorrido. Em nota, destacaram que “não há nenhuma situação de risco iminente ou evento severo previsto para Salvador que justifique a emissão desse tipo de alerta”.
Este episódio chama a atenção para a importância da segurança nas comunicações oficiais e a necessidade de medidas preventivas para evitar que incidentes como este voltem a ocorrer. O que você achou desse alerta? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!