Na recentíssima retomada das negociações entre a Prefeitura de Salvador e o Sindicato dos Servidores (Sindseps), o secretário de Gestão, Alexandre Tinoco, avalia positivamente este reestabelecimento de diálogo após o fim da greve que provocou comoção e tensão no município.
A paralisação, encerrada em 13 de junho, não foi apenas um ato de reivindicação, mas um evento que ficou marcado na memória da cidade, devido a episódios impactantes, como a invasão do plenário da Câmara de Vereadores.
“Desde que assumimos a Secretaria, temos nos comprometido a dialogar com todos os sindicatos. Apesar de termos mantido uma mesa de negociações ativa, o Sindseps optou por um movimento grevista que, como todos sabemos, deixou marcas em nossa história. É fundamental lembrarmos desses momentos para que não se repitam”, reflete Tinoco.
O secretário enfatiza que, apesar dos desafios, o entendimento entre as partes prevaleceu. “Após reuniões mediadas pelo Tribunal de Justiça, conseguimos encerrar a greve e continuamos com a mesa de negociação, que incluirá um novo encontro na próxima semana”, destaca.
Reconhecendo a complexidade das demandas que surgem de diversas categorias de servidores, Tinoco observa que cada grupo possui suas particularidades e anseios. “É comum que um sindicato apresente mais de 30 pautas para discussão em prazos curtos. Vamos trabalhar urgentemente nos tópicos mais relevantes e abordar os demais ao longo do ano através de reuniões setoriais, com participação dos sindicatos”, finaliza.
Acompanhe a entrevista completa com Alexandre Tinoco nesta segunda-feira (21), a partir das 11h10, e não deixe de comentar suas opiniões e views sobre esse tema tão relevante para Salvador!