Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou informações cruciais sobre o acidente com um balão em Praia Grande, Santa Catarina, que ocorreu no dia 21 de junho. Em resposta a um inquérito civil do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Anac esclareceu a situação do piloto e da aeronave envolvida.
De acordo com o comunicado da Anac, Elves de Bem Crescêncio solicitou, em 2022, a licença de Piloto de Balão Livre (PPB). No entanto, seu pedido foi negado devido à insuficiência de informações sobre o local onde a instrução prática seria realizada. Essa situação levanta uma questão importante sobre a segurança e a regulamentação das atividades de balonismo no país.
Atualmente, não existe uma operação certificada pela Anac para balões no Brasil. Os voos de balão são classificados como prática desportiva, regidos pelo RBAC nº 103. Isso significa que, tanto o piloto quanto a aeronave não possuem certificação oficial da agência, o que agrava o quadro em relação à segurança das operações de balonismo.
O informativo da Anac destaca ainda que não há registro de medidas ou sanções administrativas no histórico de Elves. Contudo, Aline Marques, sua advogada, defende que ele possui uma vasta experiência em voos de instrução, colocando em xeque a relação entre experiência e regulamentação formal.
Esse incidente nos leva a refletir sobre a importância de rigorosas normas de segurança e formação para todos os pilotos. O que você pensa sobre a situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!