14 outubro, 2025
terça-feira, 14 outubro, 2025

Anitta pressiona Lula para indicar mulher ao STF e gera repercussão

Compartilhe

POLÍTICA

Cantora pede que presidente escolha mulher para vaga deixada por Barroso

Beatriz Santos

Anitta usou as redes sociais para fazer um apelo direto ao presidente Lula

Anitta usou as redes sociais para fazer um apelo direto ao presidente Lula –

A cantora Anitta usou as redes sociais nesta terça-feira, 14, para fazer um apelo direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu perfil no X (antigo Twitter), a artista pediu que Lula indique uma mulher para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua publicação, Anitta destacou a desigualdade histórica no STF: “Como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher. Em 134 anos de história, o Supremo Tribunal Federal já teve 172 ministros. Entre eles, apenas 3 mulheres e nenhuma negra.”

Tudo sobre Entretenimento em primeira mão!

Leia Também:

A cantora também divulgou um abaixo-assinado e uma carta aberta ao presidente, pedindo que ele escolha uma mulher “com trajetória sólida e compromisso com a democracia” para ocupar o cargo.

Sucessão de Barroso no STF

Barroso anunciou, na última quinta-feira, 9, sua aposentadoria antecipada, que se tornará efetiva em 18 de outubro. O magistrado, que poderia permanecer na Corte até 2033, quando completaria 75 anos, afirmou que “a vida é feita de ciclos” e antecipou sua saída. Até lá, ele continuará em atividade para resolver pendências do gabinete e deixar alguns votos prontos.

Com a aposentadoria de Barroso, surgem especulações sobre possíveis nomes para a vaga. O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, é apontado como favorito. Outros cotados incluem o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apoiado por Alexandre de Moraes.

Além disso, a sociedade civil e políticos têm pressionado Lula para indicar uma mulher. Entre os nomes cogitados estão a ministra do STJ Daniela Teixeira e a procuradora federal baiana Manuellita Hermes.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você