A encantadora Ilha de Bom Jesus dos Passos, localizada na deslumbrante Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, está prestes a viver um novo capítulo. A tão esperada reforma da histórica Igreja do Bom Jesus dos Passos, sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo, finalmente ganhou impulso com a publicação do processo licitatório no Diário Oficial do Estado no dia 7 de junho.
Após um período de incertezas devido a um impasse provocado por um recurso interposto pela C.A Engenharia Construções e Projetos LTDA, a situação agora se esclareceu. A R.N Engenharia LTDA foi declarada vitoriosa, com uma proposta de R$ 195.247,28, oferecendo o “maior desconto” para a execução das obras. A Setur, em decisão recente, indeferiu o recurso da concorrente, solidificando a R.N como a responsável pela reforma e pintura do templo religioso, tanto em suas áreas internas quanto externas.
O documento assinado por Maurício Bacelar, titular da pasta, não revelou os motivos da decisão, mas confirmou a continuidade do projeto, que promete revitalizar um dos patrimônios culturais da região. A expectativa agora gira em torno do cronograma da reforma, que ainda não foi divulgado.
A Igreja do Bom Jesus dos Passos, erguida no século 18, é um verdadeiro tesouro arquitetônico, com sua elegante fachada rococó e três altares adornando seu interior. A magnífica imagem do Senhor dos Passos, esculpida em madeira pelo artista Félix Pereira, é uma das suas principais atrações. As festividades locais, como a missa em honra a São Pedro, celebrada em uma embarcação durante a festa do Pescador, e a famosa festa do padroeiro em janeiro, são momentos marcantes que atraem visitantes de diferentes lugares.
A responsabilidade pela manutenção do templo está a cargo da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, fundada em 1815, que também está ligada à Paróquia da Sagrada Família Jesus, Maria, José, datada de 1661. Contudo, ainda não se sabe se a igreja permanecerá aberta durante a realização das obras, deixando a comunidade e os visitantes em expectativa.
Agora, a pergunta que fica é: o que você espera ver na nova fase da Igreja do Bom Jesus dos Passos? Compartilhe sua opinião nos comentários!