22 julho, 2025
terça-feira, 22 julho, 2025

Após veto a comissões, bolsonaristas prometem “radicalizar” com Motta

Compartilhe

Após um veto que surpreendeu a todos, os deputados aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) intensificaram seus ânimos contra Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara. A decisão de Motta de suspender as reuniões das comissões temáticas durante o recesso parlamentar de julho gerou um clima de insatisfação crescente entre os bolsonaristas. Em uma reunião realizada na manhã de terça-feira (22/7) em Brasília, ficou claro que o tom da oposição será ainda mais radical após o retorno do recesso, programado para agosto.

O veto não apenas inflamou ânimos, mas também revelou uma crise nas relações entre Motta e seus opositores. Aliados de Bolsonaro expressaram, nos bastidores, que Motta não estava cumprindo suas promessas relacionadas às pautas da oposição, especialmente a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro. Com rumores de um possível rompimento, a tensão só tende a aumentar nas próximas semanas.

Mas o que motivou Hugo Motta a vetar as comissões? O presidente da Câmara explicou que se sentiu desafiado pela oposição, já tendo anunciado que as sessões estavam proibidas. Em uma conversa prévia com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), Motta enfatizou que não se deixaria atropelar. “Essa presidência não vai ser atropelada por ninguém”, declarou, segundo fontes próximas.

Das suas razões, Motta argumentou que as moções em desagravo a Bolsonaro poderiam ser votadas após o recesso, defendendo que as reuniões neste período comprometeriam a pluralidade e a atuação dos deputados da esquerda que se opõem às moções. A tensão entre os grupos poderosos da Câmara revela a fragilidade da situação política atual.

Antes mesmo do veto, rumores circulavam entre as lideranças bolsonaristas de estratégias para revogar o visto de Motta, assim como já haviam feito com ministros do STF. Essa movimentação ilustra a intensificação do embate político, onde as jogadas de poder se tornam mais explícitas e as alianças, mais delicadas.

A situação está prestes a esquentar à medida que os bolsonaristas prometem radicalizar suas ações contra Hugo Motta. O cenário aponta para meses de debates acalorados e decisões estratégicas que moldarão a dinâmica da Câmara. E você, o que pensa sobre essa escalada de tensões? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você