“`html
A arqueologia galáctica revela segredos escondidos nas vastas extensões do espaço, semelhante ao que a arqueologia convencional faz ao desenterrar a história de antigas civilizações. Em vez de ruínas e artefatos, os astrônomos mergulham nas profundezas das galáxias, examinando estrelas antigas e sua composição para traçar o desenvolvimento cósmico.
Ao estudar a distribuição e a química dessas estrelas, os cientistas conseguem reconstruir a trajetória de uma galáxia, revelando eventos de fusão e crescimento, assim como a história de uma cidade é revelada através de suas descobertas arqueológicas. É uma jornada fascinante através do tempo e do espaço, esclarecendo como estruturas como o halo galáctico se formaram.

No Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (22), a conversa se centrará nesse tema hipnotizante com a astrônoma Arianna Cortesi. Juntos, exploraremos a evolução do universo, que começou homogêneo, até a complexidade das galáxias que conhecemos hoje. Arianna também compartilhará como qualquer um pode contribuir para o avanço dessa ciência fascinante.
Graduada pela Universidade de Bolonha, Arianna obteve seu doutorado na Universidade de Nottingham, onde se destacou no Centro de Astronomia e Física de Partículas. Sua jornada a levou ao Observatório Europeu do Sul (ESO) e a experiências pós-doutorais em instituições renomadas, antes de se estabelecer no Brasil, onde atualmente ensina no Instituto de Física da UFRJ.
Junte-se a nós para descobrir mais sobre a arqueologia galáctica e a história da Via Láctea. Como você imagina que a história do nosso universo será revelada? Compartilhe suas ideias nos comentários!
“`