Com a evolução da tecnologia e o aumento da conectividade, o que define um carro moderno em 2025 vai muito além do motor e do design. Os consumidores estão cada vez mais atentos a recursos que ofereçam praticidade, segurança, eficiência e uma experiência de condução mais inteligente.
As montadoras, por sua vez, têm respondido com inovações que transformam o carro em uma verdadeira extensão do estilo de vida digital.
Se você está pensando em trocar de carro ou apenas curioso sobre o que está em alta, confira abaixo os cinco recursos mais desejados pelos compradores em 2025. Eles estão moldando o futuro da mobilidade e se tornando padrão nos modelos mais recentes. Confira!
Leia mais
- 10 lançamentos de carros para ficar de olho em 2025
- 10 carros da BYD que você pode comprar no Brasil
- Esse é o carro mais fofo que você verá hoje — e é elétrico!
5 características que os compradores estão priorizando nos carros em 2025
1- Integração avançada com smartphones (CarPlay e Android Auto)

A conectividade com o celular deixou de ser um luxo e virou uma necessidade. Em 2025, os compradores esperam que seus carros se conectem perfeitamente com Android Auto, Apple CarPlay e até mesmo assistentes de voz. Isso inclui iniciar rotas, responder mensagens, controlar músicas e até acessar aplicativos diretamente na tela do veículo, tudo com comandos simples e seguros.
2- Sistemas de assistência ao motorista

Sobretudo, tecnologias como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e manutenção de faixa estão entre os recursos mais valorizados. Isso porque, tais sistemas aumentam a segurança e reduzem o estresse ao dirigir, especialmente em trânsito intenso ou viagens longas. Em muitos modelos, essas funções já vêm de fábrica e são decisivas na hora da compra.
São esses sistemas que fazem parte do ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), ou Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista.
Para entender melhor, o nível 2 de automação (segundo a SAE -Society of Automotive Engineers), por exemplo, permite que o carro execute duas ou mais funções simultâneas. Entre essas, ele pode manter a velocidade e a faixa, porém, é essencial que o motorista mantenha as mãos no volante e atenção total à estrada.
3- Câmeras e sensores de 360 graus

Estacionar e manobrar ficou muito mais fácil com a popularização das câmeras de visão panorâmica e sensores inteligentes. Em 2025, os consumidores buscam carros modernos que ofereçam uma visão completa ao redor do veículo, alertas de obstáculos e até assistência automática para estacionar. Esses recursos são especialmente úteis em áreas urbanas apertadas.
Para se ter uma ideia, em alguns novos modelos de carros, a função de estacionamento automático oferece visão 3D, detecção de pedestres e ciclistas em tempo real, e isso tudo com câmeras com realidade aumentada.
4- Eficiência energética e opções híbridas ou elétricas

Com a crescente preocupação ambiental e o aumento dos preços dos combustíveis, a busca por carros híbridos e elétricos disparou. Além de serem mais econômicos, esses modelos oferecem desempenho silencioso e tecnologias regenerativas, como freios que recarregam a bateria. A autonomia e a rede de recarga também evoluíram, tornando essas opções mais viáveis do que nunca.
Além disso, muitos modelos modernos contam com modos de condução inteligentes que ajustam automaticamente o consumo de energia conforme o tipo de trajeto, otimizando ainda mais a eficiência. Recursos como pré-condicionamento térmico, navegação com rotas otimizadas para recarga e integração com aplicativos tornam a experiência com veículos eletrificados mais prática e conectada ao dia a dia.
5- Personalização digital e atualizações remotas

Em 2025, os carros modernos funcionam como verdadeiros dispositivos inteligentes sobre rodas. De forma que, os motoristas podem criar perfis personalizados com suas preferências de condução, temperatura ideal do ar-condicionado, posição dos bancos e playlists favoritas. Por exemplo, ao entrar no veículo, o sistema reconhece o usuário e ajusta automaticamente todos esses parâmetros.
Além disso, as montadoras oferecem atualizações de software via internet, semelhantes às dos smartphones. Isso significa que o carro pode receber novos recursos, correções de bugs e melhorias de desempenho sem precisar ir à montadora.
Modelos como o Tesla Model Y, BMW iX e Volvo EX30 já contam com essa funcionalidade, permitindo que o veículo evolua com o tempo, mesmo depois de sair da fábrica.