5 outubro, 2025
domingo, 5 outubro, 2025

Aumenta o número de mortos em desabamento de escola na Indonésia

Compartilhe

O número de mortos após o desabamento de uma escola na Indonésia subiu para 40, segundo informações divulgadas pela mídia local neste domingo (5/10). O colapso, ocorrido na última segunda-feira (29/9) na sala de oração do Internato Islâmico Al Khoziny, no distrito de Buduran, deixou ainda 104 sobreviventes e dezenas de feridos.

As equipes de busca e resgate seguem em operação no local, onde as condições de trabalho são consideradas extremamente difíceis. O avanço das escavações é prejudicado pelos escombros de concreto e estruturas de aço, que precisam ser cortadas manualmente para evitar riscos adicionais aos socorristas.

“Removemos os destroços um por um, cortamos a estrutura de aço e depois evacuamos os corpos”, relatou Emi Freezer, da Agência Nacional de Busca e Resgate.

Novas equipes e equipamentos pesados foram mobilizados durante este domingo, embora o uso de guindastes tenha sido temporariamente interrompido para permitir cortes de metal e içamento manual de partes da estrutura.

Processo de identificação das vítimas

Todos os corpos recuperados foram encaminhados ao Hospital Bhayangkara da Polícia Regional de Java Oriental, onde a equipe de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI, na sigla em inglês) realiza o processo de identificação. Até a noite desse sábado (4/10), 17 corpos haviam sido levados ao hospital.

Três das vítimas tinham entre 13 e 16 anos, e já foram formalmente identificadas: Firman Nur, Muhammad Azka Ibadur Rahman e Daul Milal, todos alunos do internato. As identificações foram confirmadas por meio de registros médicos, dentários e impressões digitais.

“O processo de identificação está sendo acelerado, atendendo às expectativas das famílias. Nossas condolências pela tremenda perda sofrida pelos estudantes e seus familiares”, declarou o comissário sênior M. Khusnan Marzuki, chefe da Divisão Médica da Polícia Regional de Java Oriental.

A tragédia mobilizou forças de diferentes regiões da Indonésia, incluindo as agências de resgate, com0 a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) e organizações voluntárias.

Segundo as investigações preliminares, o colapso ocorreu após falhas estruturais nas fundações do prédio, que não suportaram obras em andamento nos andares superiores. A maioria das vítimas era de estudantes com idades entre 13 e 19 anos.

As buscas devem continuar até que todas as vítimas sejam localizadas e identificadas, segundo as autoridades locais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você