A Bahia enfrenta um desafio alarmante: é o estado com o mais baixo índice de alfabetização do Brasil. De acordo com dados recentes do Ministério da Educação (MEC), apenas 36% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental na Bahia conseguem ler e escrever textos simples, muito abaixo da média nacional, que agora se encontra em 59,2% para 2024.
Embora o resultado a nível nacional tenha avançado, subindo de 56% em 2023, essa melhoria não é suficiente para atingir a meta de alfabetização estabelecida pelo governo federal, que era de 60% até 2024. Estados como Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), e Minas Gerais (72,1%) se destacam, enquanto a Bahia enfrenta a dura realidade de estar na lanterna entre os estados.
Além da Bahia, outras regiões também lutam com índices insatisfatórios, incluindo Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraná, Pará e Rondônia. O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a atenção que esses estados estão recebendo, especialmente o Rio Grande do Sul, onde as enchentes de 2023 impactaram severamente os resultados, fazendo a taxa cair de 63,4% para 44,7%.
Este levantamento envolveu aproximadamente 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas em 5.450 municípios. Notavelmente, Roraima não participou da avaliação, alegando que 40% das suas escolas estão localizadas em áreas indígenas.
A ambição do governo é que, até 2030, todos os estados brasileiros alcancem 80% de crianças alfabetizadas. Este é um passo crucial em direção à transformação social e educacional que o país tanto necessita. E você, o que pensa sobre essa realidade? Compartilhe sua opinião!