24 agosto, 2025
domingo, 24 agosto, 2025

A glândula da vida

Compartilhe

A glândula da tireoide, com seu formato peculiar de borboleta, desempenha um papel vital em nosso organismo, sendo responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo e influenciam diretamente nossa temperatura corporal. Infelizmente, a incidência de câncer nesta glândula tem crescido de forma alarmante, com uma tendência de aumento que pode ter ultrapassado 100% entre 2018 e 2023.

O Instituto Nacional do Câncer indica que os dados de 2024 provavelmente corroborarão essa estatística preocupante. Diante desse cenário, a campanha Julho Verde surge como uma chamada à ação, enfatizando a importância de exames regulares na detecção precoce não apenas do câncer de tireoide, mas também de outras condições que afetem a saúde da cabeça e do pescoço.

Essa crescente procura por atendimento médico pode ter contribuído para o aumento das diagnósticos de tireoidismo, elevando o risco de condições graves. Com cerca de 10 mil novos registros, a desproporção entre os gêneros é clara: cinco mulheres para cada homem. Quando não tratado, o câncer de tireoide pode resultar em consequências fatais, exigindo intervenções como a remoção da glândula, com o paciente dependendo de medicações a partir de então.

Sintomas como nervosismo, irritabilidade, insônia e taquicardia podem ser indicadores de problemas na tireoide, e é fundamental que não seja ignorada qualquer alteração no bem-estar. Outros tipos de câncer também apresentam números preocupantes, como os da boca e da laringe, cuja variação também pode ser maior do que se documenta, devido à falta de clareza nas causas de morte.

Iniciativas voltadas à conscientização, como a promovida pelo Hospital Aristides Maltez, que realiza debates sobre a importância da prevenção, são essenciais nesse momento. O evento “Da boca aos pulmões: inspire prevenção, expire saúde”, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), é um exemplo de como a colaboração e a educação podem fazer a diferença no combate a doenças tão graves.

Invista em sua saúde: faça exames regulares e compartilhe essa informação. Comentários e histórias pessoais enriquecem este debate, então fique à vontade para nos contar suas experiências sobre o tema.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você