EDITORIAL
Editorial de A TARDE desta terça-feira, 11

11/11/2025 – 0:41 h

BAIXA RESOLUÇÃO Na foto: Cartões de plano de saúde Foto: Arquivo / Agência Brasil
Fechar
Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu um passo significativo em direção à proteção dos direitos dos consumidores. Ao decidir que os planos de saúde não podem aumentar suas tarifas com base na idade do cliente, especialmente após os 60 anos, a corte reafirma a importância da dignidade da população idosa, um marco que ecoa na luta contra o idadismo.
A decisão, com uma maioria de 7 a 2, abrange até acordos feitos antes do Estatuto do Idoso, de 2003, e reflete o clamor por justiça social. É um reconhecimento de que a saúde deve ser tratada como um direito básico, não um privilégio, especialmente em uma sociedade que envelhece rapidamente.
Esse movimento é mais do que uma vitória legal; é uma afirmação de que a vida deve ser a prioridade, superando os interesses financeiros de empresas. A obstrução de reajustes excessivos contribui para evitar o cancelamento de contratos e respeita o bem-estar dos mais vulneráveis, incluindo 232 mil beneficiários aguardando mudanças na Bahia.
Embora essa decisão não possa apagar os danos causados às vítimas de práticas injustas anteriores, ela representa um avanço na relação entre os consumidores e as operadoras de saúde. A partir de agora, espera-se que a saúde não seja um fardo financeiro, mas sim um direito garantido.
A luta por igualdade e equidade na saúde deve continuar. Quais suas opiniões sobre essa conquista importante? Compartilhe suas ideias nos comentários!