No início deste mês, a BYD Auto do Brasil deu um passo significativo ao abrir as portas de sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia. Agora, com a recente licença de operação concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a montadora chinesa está pronta para iniciar a produção de veículos elétricos e híbridos em solo brasileiro. A portaria, publicada no último sábado (19), autoriza a operação da planta pelo período de cinco anos.
A capacidade de produção autorizada é impressionante: 50 mil unidades por ano. A licença abrange diversas instalações essenciais para o funcionamento da unidade, como edifícios para o armazenamento de peças e baterias, um armazém para carrocerias e uma central de armazenamento temporário para resíduos sólidos. Essas instalações foram perfeitamente projetadas para garantir a eficiência e a sustentabilidade das operações da BYD na região.
Essa conquista da BYD reflete não apenas o compromisso da empresa com a viabilidade ambiental, mas também o cumprimento rigoroso da legislação vigente. O Inema enfatiza que a licença pode ser revisada ou ampliada, conforme necessário, assegurando que a operação esteja sempre alinhada com as normas ambientais.
Recentemente, a montadora apresentou seus primeiros modelos, incluindo o Dolphin Mini, o Song Pro e o King, embora o evento não tenha sido uma inauguração oficial devido a algumas pendências relacionadas a licenças. Inicialmente, a produção não será 100% nacional; os veículos chegarão da China em sistemas SKD e CKD, onde serão montados no Brasil.
Localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, a unidade da BYD ocupa parte do terreno que anteriormente abrigava a Ford, cuja operação foi encerrada em 2021. O espaço foi adquirido pelo governo do estado em 2023, dando nova vida à região e uma perspectiva promissora para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil.
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