Um grupo de aposentados se concentrou na manhã desta segunda-feira (14) em unidades dos Correios de Feira de Santana. O objetivo é conseguir reaver valores descontados indevidamente do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social].
Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, nos Correios da Avenida Getúlio Vargas, na área central da cidade, segurados se reuniram em frente à agência em busca de esclarecimentos. Entre eles estava o aposentado Valdeir dos Santos, morador de Serrinha, na região sisaleira, que contou ter perdido R$ 17 mil após ter o nome dele usado de forma fraudulenta para a contratação de empréstimos consignados.
Ele relatou que recebeu ligações insistentes de uma mulher oferecendo um empréstimo, mesmo após ter recusado a proposta diversas vezes. “Ela retornando e eu recusando. Quando eu pensei que não, o dinheiro veio descontado. Ela tinha tirado em um banco e em outro. Eu fui ao INSS, eles puxaram meus dados, aí vimos que ela não tirou em um banco só não. Foi no BMG, no Itaú, como se eu tivesse autorizado o empréstimo”, contou Valdeir ao site feirense.
O aposentado afirma que está há quase três anos sem receber a aposentadoria em razão do golpe e precisou entrar na Justiça para tentar recuperar os valores, sem sucesso até o momento. Desde o dia 30 de maio, os Correios têm disponibilizado atendimento para aposentados consultarem se sofreram irregularidades quanto a empréstimos não autorizados, que já atingem mais de 100 mil beneficiários em todo o país.
O volume de casos tem provocado grandes filas nas unidades, com pessoas chegando antes do amanhecer para garantir atendimento, apesar do horário de abertura ser às 9h. Segundo o INSS, o pagamento dos ressarcimentos para quem tem direito está previsto para começar no próximo dia 24 de julho.
Na Bahia, 397 agências próprias dos Correios estão habilitadas para prestar atendimento, que foi iniciado na última sexta-feira (11) e vai até o dia 14 de novembro.