A trajetória do baiano Pavel Cardoso na presidência da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) continua. Reeleito para o triênio 2025/2028, sua posse ocorreu em uma cerimônia vibrante, onde ressaltou sua visão inovadora para o mercado do café no Brasil. Em um mundo em constante mudança, Cardoso ponderou sobre a ascensão de produtos como o cold brew, destacando a necessidade de adaptação e uma abertura para novos mercados.
A Bahia, com suas condições climáticas ideais e regiões como Chapada Diamantina e Vitória da Conquista, é um pilar importante na produção de café arábica. Cardoso, ciente dessa realidade, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor, alinhando esforços com padarias, cafeterias, restaurantes e hotéis. A nova iniciativa “Gôndola Certificada” se destaca como um instrumento fundamental para expandir as certificações da ABIC por todo o país.
O presidente reeleito enfatizou a importância do consumo fora do lar como um motor vital para elevar o consumo total e per capita de café no Brasil. Além disso, a necessidade de um diálogo constante com o governo e órgãos reguladores foi ressaltada. Durante sua gestão anterior, a ABIC obteve conquistas essenciais, como a inclusão do café na cesta básica nacional, que garantiu um ambiente favorável para que o café brasileiro esteja presente na mesa dos brasileiros.
Um dos pontos centrais que Cardoso destacou é a engenharia de uma política de Estado que promova internacionalmente o café do Brasil. Com menos de 1% do café torrado sendo exportado, a meta de sua nova gestão é transformar isso em uma realidade tangível, promovendo não apenas o produto, mas todo um setor que reflete o potencial do Brasil no mercado global.
No panorama atual, segundo o 1º Levantamento de Safra da Conab, a Bahia se destacará como a quarta maior produtora de café, com uma safra estimada em 3,61 milhões de sacas. Cardoso afirmou: “Precisamos pavimentar uma avenida sólida e consistente para que nossas indústrias exportem cada vez mais produtos acabados, gerando valor e desenvolvimento.”
Formado em Direito e com uma sólida carreira à frente da Café Sobesa, a principal empresa do setor na Bahia, Pavel traz uma combinação ímpar de experiência e visão. “Seguiremos defendendo o café de qualidade, lutando contra a fraude e ampliando mercados”, concluiu, concentrando esforços para entregar o melhor do café brasileiro ao mundo.
Agora que você conhece as ambições de Pavel Cardoso para o café brasileiro, o que você acha dessa visão? Comente abaixo e compartilhe suas ideias sobre o futuro do nosso café!