O município de Barreiras, no oeste da Bahia, recebeu destaque nacional no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa avaliação foi destacada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Ricardo Costa e Silva, durante a reunião do Comitê Regional de Saúde, realizada na última segunda-feira (07).
O encontro, que focou na reabilitação de pessoas com TEA, reuniu importantes representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Barreiras e Governo do Estado. Participaram presencialmente o prefeito Otoniel Teixeira (União) e o procurador-geral Dr. Marcos Antônio Brustolim, bem como as coordenadoras do CER II: Fernanda Delgado (diretora), Gessiane Batista (Reabilitação Intelectual) e Geisa Schwambach (Reabilitação Física e OPMs).
Em meio a reunião, o juiz Dr. Ricardo Costa e Silva enfatizou o caráter pioneiro das ações municipais. “O que Barreiras está fazendo é inédito no Brasil. Construído em tempo recorde por equipes ainda incompletas, o projeto voltado ao atendimento de pessoas com TEA é uma referência. Estamos aqui, novamente, para ouvir a gestão e entender a estrutura atual, reunir dados e estimular a formulação de propostas que podem ser levadas ao Congresso e ao Estado”, afirma o magistrado.
O CER II, localizado no bairro São Miguel, é uma unidade de referência estadual em reabilitação intelectual e física, atendendo semanalmente mais de 300 pacientes — um número significativamente superior aos 200 mensais previstos pela política pública nacional. Para atender à demanda crescente, a Prefeitura autorizou a ampliação do atendimento com a criação de um turno noturno, com previsão de início em agosto, visando absorver a fila de espera da Defensoria Pública.
A secretária Larissa Barbosa ressaltou a importância da colaboração interinstitucional. “Esses encontros entre representantes do Judiciário, Promotoria, Defensoria e Prefeitura unidos na mesma pauta fortalecem não só o atendimento, mas também a busca por recursos estaduais e federais. Barreiras hoje é exemplo na Bahia pelo trabalho no TEA. Já contratamos mais de 15 profissionais somente neste ano, e seguimos avançando”, argumenta a secretária.
O prefeito Otoniel Teixeira reforçou o compromisso de sua gestão com o atendimento a pessoas com deficiência. “Esses encontros com diferentes esferas de governo são fundamentais para fortalecer nossa rede de saúde. Além das adaptações feitas no CER II, nós temos o compromisso assumido em nosso plano de governo de implantar em Barreiras um espaço exclusivo para atender as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, ressalta o gestor municipal.
Além dos atendimentos clínicos e terapêuticos, o CER II também realiza a entrega de equipamentos essenciais como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, órteses, próteses e bolsas de colostomia. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 400 itens já foram concedidos à população. A unidade atende moradores de Barreiras e de outros 35 municípios da região Oeste, consolidando-se como uma das maiores estruturas de reabilitação do interior da Bahia.