
Na última sexta-feira, 28, o Governo do Estado trouxe esperança e desenvolvimento para a agricultura da região sudoeste ao entregar 3.349 equipamentos essenciais, que vão desde tratores a kits de cozinha e panificação, beneficiando pequenos produtores de 39 municípios. Durante um evento em Vitória da Conquista, o governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância desse investimento de mais de R$ 72 milhões em infraestrutura, abastecimento de água e esgotamento sanitário para áreas urbanas e rurais.
“Esses investimentos em tratores e sistemas de água são passos estratégicos que fortalecem as comunidades tradicionais e quilombolas. Este é um mês emblemático, onde mostramos ao Brasil nosso compromisso com políticas públicas voltadas para a educação, saúde e segurança nas zonas rurais”, destacou Jerônimo, agregando um forte componente simbólico a este momento.
Representando as associações de Iuiú, Sandoval Domingues recebeu um trator, plaina e outros equipamentos que beneficiarão sete associações de pequenos produtores. “Esses equipamentos são vitais para o cultivo de pepino, mandioca, batata, maracujá e pimenta. A força da agricultura familiar e da pecuária leiteira na região depende desse apoio, permitindo que os pequenos produtores permaneçam no campo, gerando renda e vida”, ressaltou Sandoval.
Os investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), totalizaram R$ 5,2 milhões. Estão incluídos nesse aporte máquinas forrageiras, kits de irrigação e apicultura, além de barracas de feiras e freezers, todos pensados para fortalecer a produção local.
Água e esgotamento sanitário
A ampliação da oferta de água tratada foi uma prioridade nas entregas para a zona rural. A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) inauguralizou sistemas de abastecimento em diversas localidades, como São Domingos I e Vila Esperança. Além disso, foi assinada uma ordem de serviço de R$ 18,1 milhões para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água, beneficiando os distritos de Cabaceira da Jiboia, Inhobim e Cercadinho.
Infraestrutura
O evento também foi palco de inaugurações de obras urbanas significativas, como a requalificação da Praça Patagônia e a pavimentação da Avenida Guimarães Viana dos Santos. As intervenções, executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), visam melhorar a qualidade de vida da população local. Em São João da Vitória, foi assinada uma ordem de serviço para a requalificação da Praça Batuque, e, em Lagoa Caldeirão, foram abertas licitações para a pavimentação de ruas.
Essas ações reafirmam o compromisso e a determinação do Governo do Estado em promover um futuro mais próspero e sustentável para todos. Queremos saber: como você enxerga esses investimentos na sua comunidade? Compartilhe suas ideias e comentários abaixo!