17 julho, 2025
quinta-feira, 17 julho, 2025

Festa da padroeira de Jaguaquara pode se tornar patrimônio cultural imaterial após projeto na AL-BA

Compartilhe

Festa de Jaguaquara

A Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada anualmente em Jaguaquara, pode ganhar um novo status: o de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. O deputado estadual Hassan (PP) propôs um projeto de lei para garantir a proteção e a valorização dessa tradição que, além de ser uma expressão cultural e religiosa significativa, traz benefícios econômicos e sociais à comunidade local.

Ao apresentar a iniciativa à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar ressaltou que esse reconhecimento formal não apenas preservará a festividade, mas também fortalecerá a identidade do povo baiano. “É preciso promover e incentivar a difusão de uma das mais antigas tradições de nosso município, assegurando sua continuidade”, explicou Hassan.

Os festejos têm um significado especial, pois coincidem com o aniversário de emancipação de Jaguaquara, que completou 104 anos. Considerada a maior cidade em extensão territorial e a mais populosa do Vale do Jiquiriçá, Jaguaquara se destaca não apenas por sua história, mas por suas ricas manifestações culturais.

Já existe uma Lei Municipal, Nº 1.167, de 14 de maio de 2025, que promove o reconhecimento cultural da cidade. O deputado destacou que sua proposta estadual amplia esse reconhecimento, reafirmando o compromisso com a valorização das manifestações culturais da Bahia.

O que você acha dessa iniciativa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a preservação das tradições culturais em nossa região!

  • Palavras relacionadas
  • Bahia
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você