A partir da próxima segunda-feira, 26, um novo capítulo se inicia para o Brasil com a inclusão de todas as capitais no programa Gás do Povo. Anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, essa iniciativa proporcionará gratuitamente botijões de gás de cozinha (GLP) a 950 mil novas famílias. Com foco nas mais vulneráveis, o programa é uma extensão da atual assistência ao gás, destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo.
Capitais em Foco
Com a adesão, 17 capitais serão beneficiadas, incluindo cidades como Rio de Janeiro, Brasília e São Luís. O objetivo do governo é completar a implementação do programa até março de 2026, alcançando 15 milhões de lares, o que representa cerca de 50 milhões de pessoas espalhadas por todos os 5.571 municípios do país.
Como Funciona o Programa
Qualquer família cadastrada no CadÚnico que tenha renda inferior a R$ 759 é elegível, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família. É fundamental que a atualização do cadastro tenha ocorrido nos últimos 24 meses. Mas como será o processo de retirada do gás? As famílias poderão obter o botijão gratuitamente através de revendas participantes, usando um cartão com chip do Bolsa Família, um cartão de débito ou pelo CPF, dotado de um código de validação enviado por SMS.
O número de botijões gratuitos que cada família pode retirar anualmente vai variar: famílias pequenas terão direito a quatro, e aquelas com mais membros poderão retirar até seis. É importante destacar que esses auxílios não são acumulativos, incentivando o uso consciente.
A credibilidade do programa também depende da participação de revendas que devem obedecer a rígidas normas de identidade visual e comunicação, sendo também listadas em um aplicativo que guiará os beneficiários até os pontos mais próximos de suas residências.
Esse programa representa um passo significativo na luta contra a insegurança alimentar e a pobreza energética no Brasil. O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!