21 setembro, 2025
domingo, 21 setembro, 2025

Milei busca apoio em reunião com Trump e Netanyahu

Compartilhe

DIÁLOGO

Argentina mantém acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI)

Redação

21/09/2025 – 14:51 h

Javier Milei, presidente da Argentina

Javier Milei, presidente da Argentina –

Em uma manobra estratégica, Javier Milei, o presidente argentino, agendou um encontro com Donald Trump, ex-presidente dos EUA, para a próxima terça-feira, 23, em Nova York. Essa reunião simboliza não apenas um fortalecimento dos laços entre os países, mas também uma continuidade na política externa que privilegia a aliança com os Estados Unidos e Israel.

Milei, que já havia demonstrado seu suporte a Trump, se prepara também para dialogar com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, durante a Assembleia Geral da ONU. Essa agenda não é apenas diplomática; ela reflete um compromisso em abrir uma embaixada em Jerusalém em 2026—ainda um sinal positivo de alinhamento com as políticas israelenses.

Diante de um cenário econômico conturbado, com mercados financeiros sob pressão após a derrota do partido governista em Buenos Aires, a Argentina reafirma seu acordo com o FMI. Em uma clara declaração de intenções, Milei assegurou que não haverá alterações em sua estratégia econômica, mesmo após a derrota nas recentíssimas eleições. Ele pretende avaliar o desempenho de seu partido internamente, buscando sempre ajustar as velas em um mar agitado.

O presidente não está sozinho nesse desafio; o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, e o ministro da Economia, Luis Caputo, se reúnem com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em uma encontro marcado para esse domingo, 22. A busca por apoio tem um caráter urgente: fortalecer a economia e gerar confiança em meio a incertezas.

O que você acha das decisões do presidente Milei em sua busca de fortalecer laços diplomáticos e estabilizar a economia argentina? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você