1 setembro, 2025
segunda-feira, 1 setembro, 2025

Polícia resgata 54 aves silvestres em situação de maus-tratos no Oeste baiano

Compartilhe

Aves Silvestres Resgatadas

Na manhã desta segunda-feira (07), um ato de coragem e compaixão marcou o trabalho da Guarnição da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Durante uma patrulha no bairro Solar dos Buritis, os agentes realizaram o resgate de 54 aves silvestres que se encontravam em condições deploráveis, confinadas em gaiolas e vulneráveis a maus-tratos.

Esse tipo de comportamento é classificado como crime ambiental, de acordo com o Art. 29 da Lei 9.605/98, que visa proteger a fauna silvestre brasileira. Após o resgate, as aves foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que agora tem a responsabilidade de avaliar a saúde dos animais e definir o melhor destino para eles.

Entre as espécies resgatadas estão: 8 cardeais, 5 curiós, 4 pássaros pretos, 1 sofrê, 4 trinca-ferros, 2 canários-da-terra, 5 pintassilgos, 2 golinhos, 2 patativas, 5 azulões, 15 baianinhos e 1 encontro. Os técnicos da SEMUS darão continuidade aos procedimentos legais, visando identificar o responsável pelo ato de crueldade e apurar os detalhes do caso.

Ainda não há informações definidas sobre onde essas aves poderão ser reabilitadas ou soltas, mas o importante é que cada uma delas agora tem uma segunda chance. A luta pela proteção da fauna silvestre é um compromisso de todos nós. Se você acredita na preservação dos nossos amigos de asas, compartilhe sua opinião e ajude a disseminar essa causa.

  • Palavras relacionadas
  • Bahia
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você