30 julho, 2025
quarta-feira, 30 julho, 2025

Tarifaço: Wagner abre horizonte para negociar com os EUA

Compartilhe

Senador Jaques Wagner durante reunião

Durante sua visita aos Estados Unidos, o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado, se reuniu com uma comitiva de senadores com a missão de estabelecer um diálogo em torno do ‘tarifaço’ imposto pela Casa Branca sobre produtos brasileiros. O anúncio da sobretaxa de 50%, que entra em vigor em agosto, gerou preocupações, mas Wagner acredita que as visitas e conversas estão abrindo portas para futuras negociações.

“Se perguntar sobre expectativas imediatas, a resposta é não. Mas a política é isso: a cada dia, saímos para ‘pescar’, mesmo que nem sempre voltemos com um bom peixe. Estamos aqui para dialogar e construir relações”, ressaltou Wagner. Em seus encontros, tanto com empresários quanto com a classe política, o senador enfatizou a importância de criar uma rede de contatos e oportunidades para o Brasil.

Entenda o Tarifaço

No dia 9 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sobretaxa sobre os produtos brasileiros, justificando que essa medida é uma retaliação à forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua declaração, Trump expressou apoio a Bolsonaro, chamando a situação atual de uma “caça às bruxas”.

Com o encerramento da missão na quarta-feira, 30, Wagner reforça a necessidade de continuar o diálogo com os Estados Unidos e explorar as oportunidades que podem surgir a partir dessa interação. A busca por soluções diplomáticas é um passo direcionado a um futuro de colaboração entre os países.

E você, o que pensa sobre as ações de Wagner e a atual relação Brasil-EUA? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Subtitulos [hide]

Veja também

Mais para você