20 outubro, 2025
segunda-feira, 20 outubro, 2025

Teatro, rap e samba invadem o Alto do Cabrito em festival gratuito

Compartilhe

CULTURA

Júlio Cesar Borges*

20/10/2025 – 6:21 h

Espetáculo O Circo de um Homem Só, com João Lima, é uma das atrações

Espetáculo O Circo de um Homem Só, com João Lima, é uma das atrações –

No coração do bairro Alto do Cabrito, em Salvador, a arte ganha vida e colorido no Cabrito Berra, que volta com sua 5ª edição. Idealizado pela Azeviche Produções, o festival ocorre de 22 a 25 de outubro, oferecendo uma programação repleta de oficinas, espetáculos teatrais, filmes e apresentações musicais, tudo gratuito. As escolas públicas e o espaço do grupo ɲ (É Ao Quadrado) se transformam em verdadeiros palcos de expressão e criatividade.

Nascido em 2019 da inquietação de artistas locais, como Fábio Santana, Márcio Bacelar e George Bispo, o festival traz a essência do bairro como seu principal atrativo. Fábio expressa que o evento foi concebido para “regar suas raízes”, celebrando a rica herança cultural e a vivência artística da comunidade.

Este ano, a maioria das atividades acontecerá nas escolas da região, intensificando a conexão com o público jovem. A curadoria, formada por artistas nativos, assegura que a programação dialogue diretamente com as vivências da comunidade. “Buscamos atividades que conversem com o público e suas realidades”, explica Fábio, destacando a importância da escuta atenta às necessidades locais.

Entre as diversas iniciativas, o festival oferece oficinas de teatro, rap, percussão e dança. Taiana Lemos, atriz e professora, ressalta que essas atividades são uma forma de mobilizar a imaginação e propagar um olhar positivo sobre o território, além de fortalecer as relações entre artistas e a comunidade.

Imagem ilustrativa da imagem Teatro, rap e samba invadem o Alto do Cabrito em festival gratuito

O estudante de teatro e arte-educador Natan Silva é um dos destaques deste ano, apresentando a peça São Tomé: uma História e Meia, que utiliza bonecos mamulengos para abordar questões de racismo ambiental. Para ele, a participação no festival representa a concretização de um sonho. “Esses espaços são essenciais para dar visibilidade à arte feita no subúrbio, que muitas vezes não consegue alcançar outros públicos”, afirma.

Programação

Imagem ilustrativa da imagem Teatro, rap e samba invadem o Alto do Cabrito em festival gratuito

A programação do festival é vasta e começa na quarta-feira, 22, com a Oficina de Rap às 9h, ministrada por Gabriel Bispo, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires. Às 15h, o espetáculo O Circo de um Homem Só promete encantar o público. Às 19h, serão exibidos filmes que refletem a cultura local, como Memórias Vivas do Cabrito e Dique: Memórias em Águas Correntes.

Na quinta-feira, a programação continua com uma Oficina de Dança às 9h, seguida pela peça São Tomé: uma História e Meia. No dia seguinte, estudantes participarão de uma Oficina de Teatro, culminando em uma apresentação do Grupo de Teatro . O festival se encerrará no sábado com a Oficina de Percussão, além do espetáculo Mwana Erê e uma roda de samba com a cantora Clara Castro.

O Cabrito Berra não só celebra a arte, mas também promove a acessibilidade, oferecendo interpretação em libras em todos os eventos. Venha fazer parte deste movimento que valoriza a cultura local e transforma o Alto do Cabrito em um verdadeiro centro de criatividade.

Participe do Cabrito Berra e compartilhe sua experiência! O que mais te impressionou no festival? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você