Um clima de tensão se instaurou nas relações comerciais entre os Estados Unidos e o Brasil. Kevin Hassett, assessor econômico da Casa Branca, revelou que o presidente Donald Trump está frustrado com as atuais negociações comerciais com o Brasil. Em uma recente entrevista à ABC, Hassett detalhou que a proposta de taxação de 50% sobre produtos brasileiros surge como um esforço para estimular a produção interna nos Estados Unidos.
Durante a conversa, Hassett destacou que Trump detém a autoridade necessária para impor tarifas se sentir que as políticas brasileiras representam uma ameaça à segurança nacional. “Essas tarifas são reais se o presidente não conseguir um acordo que considere satisfatório”, afirmou, acrescentando que as negociações estão em andamento e que o futuro das relações comerciais ainda é incerto.
A medida de taxação, prevista para ter um impacto significativo na economia brasileira, é uma forma de retaliação pela situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu em um processo no Supremo Tribunal Federal. Trump não hesitou em criticar o tratamento dispensado ao ex-presidente, declarando que a relação comercial entre os dois países é desequilibrada e “longe de ser recíproca”. Neste contexto, ele afirma que um distanciamento do Brasil é necessário.
Como isso afetará os laços comerciais e a economia de ambos os países? O que você acha dessas negociações? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!