18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

UFRB e DNIT criam um laboratório móvel para pesquisas em rodovias baianas

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Caminhão-laboratório

Em um marco significativo para a infraestrutura rodoviária da Bahia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em colaboração com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lançou um inovador caminhão-laboratório. Esta iniciativa visa transformar as estradas em verdadeiros centros de pesquisa, permitindo análises detalhadas das vias e, consequentemente, a previsão de acidentes.

O caminhão não é apenas um veículo; é uma verdadeira oficina móvel equipada com tecnologia avançada, como os testes com a viga Benkelman e o FWD (Falling Weight Deflectometer). Este último, essencial para medir a deflexão do pavimento sob carga dinâmica, proporciona informações valiosas sobre a capacidade de suporte das rodovias, otimizando os planos de manutenção.

Além do mais, o caminhão abriga um sistema de controle de qualidade para obras, permitindo ensaios que avaliam a densidade de camadas e a compactação de solos e misturas asfálticas, que acabam sendo analisadas no laboratório central da UFRB. Com todas as comodidades necessárias para os pesquisadores, incluindo uma estufa, frigobar, banheiro destinado às mulheres, ar-condicionado, energia gerada por placas fotovoltaicas, gerador e internet via satélite, ele está preparado para rodar pelas estradas da Bahia.

Mário Sérgio de Souza Almeida, analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT e professor da UFRB, ressaltou a relevância desse projeto, especialmente para o programa PRO-MeDiNa, que monitora 15 segmentos rodoviários experimentais. Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, diretor de Planejamento e Pesquisas do DNIT, complementou a importância da parceria acadêmica: “Este novo equipamento representa um avanço significativo nas operações da autarquia, entregando resultados com mais precisão e consistência.”

Essa colaboração, que teve início em 2015 com a criação do Laboratório de Pavimentação da UFRB (PaveLab_UFRB) e a cessão de equipamentos pelo DNIT, promete redefinir os padrões de pesquisa e manutenção rodoviária na Bahia. O futuro das estradas baianas passa por inovação e tecnologia. O que você acha dessa iniciativa? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

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