Em meio a uma intensa paralisação na rede municipal, os professores de Lauro de Freitas têm feito barulho nas redes sociais com uma paródia divertida da famosa música “Do Pau Miúdo Não”, de Tinny Flow. O vídeo, gravado durante uma assembleia realizada no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) nesta terça-feira (08), utiliza a melodia para lançar críticas à prefeita Débora Regis (União) em relação à falta de pagamento do piso salarial da categoria.
A canção, já uma estrela no cenário do pagode baiano e amplamente utilizada em brincadeiras pelas redes sociais, agora ganha um novo rosto com a versão dos professores, que traz um tom de protesto. Protagonizado pelos servidores Shay Bis e Marcio Loureiro, membros do sindicato, o vídeo aborda de forma criativa a situação calamitosa dos salários em meio à paralisação da cidade.
Na postagem que viralizou, os professores brincam com a letra, adaptando-a para expressar suas reivindicações: “Como se chamas? […] Meu nome é Deb […] Você servidor todo ativista assim quer o quê? Eu só quero receber meu piso, princesa! […] Não pago o piso não! Não pago o piso não”. A mistura de humor e protesto tem conquistado o público, refletindo a insatisfação da categoria de maneira leve e acessível.
Entretanto, a greve dos professores foi declarada ilegal pela Justiça na mesma data, determinando o retorno imediato às aulas. As autoridades alegaram que faltavam requisitos formais essenciais para a deflagração da greve, como a comprovação de assembleia-geral com quórum e lista de presença.
A prefeitura, em resposta, defendeu-se afirmando que os salários pagos aos docentes estão 43% acima do piso nacional e que um reajuste linear de 2% foi oferecido, mas foi rejeitado pela categoria. A disputa entre os professores e o governo local continua, mas o humor e a criatividade certamente trouxeram um novo ânimo à causa.
O que você acha dessa forma de protesto? Deixe seu comentário e participe dessa discussão!