Voltando de lesão, Lamine Yamal entrou no segundo tempo e deu assistência para Lewandowski marcar o gol da vitória; Barça tem um ponto a mais que o Real Madrid
Alberto Estévez/EFE

O atacante polonês Robert Lewandowski celebra o segundo gol do Barcelona sobre a Real Sociedad
O Barcelona é o novo líder do Campeonato Espanhol. A equipe catalã superou a Real Sociedad por 2 a 1, de virada, neste domingo (28), no Estádio Olímpico Lluís Companys. O resultado foi garantido em um jogo que marcou a volta do atacante Lamine Yamal após uma lesão. Álvaro Odrizola abriu o placar para o time visitante, mas Jules Kundé e Robert Lewandowski garantiram a vitória dos catalães.
O primeiro tempo foi de susto para o time da casa. Embora dominasse a posse de bola, o Barcelona não conseguia ser efetivo e viu a Real Sociedad abrir o placar aos 31 minutos, com gol de Odriozola. O empate do Barça veio ainda na primeira etapa, com Koundé, que marcou de cabeça aos 43 minutos, após cobrança de escanteio.
No segundo tempo, a entrada de Lamine Yamal no lugar de Dro mudou o ritmo do jogo. O jovem atacante de 18 anos, que retornava de uma lesão no púbis, mostrou-se ativo e, logo aos 14 minutos, deu uma assistência para Robert Lewandowski, que marcou de cabeça o gol da virada. O Barcelona ainda teve um gol de Yamal anulado por impedimento.
Com a vitória, o Barça chega a 19 pontos, um a mais que o rival Real Madrid, que foi goleado pelo Atlético de Madrid no dia anterior. A Real Sociedad, com apenas 5 pontos, ocupa a 17ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do Barcelona é pela Champions League, na quarta-feira, contra o Paris Saint-Germain. Pelo Campeonato Espanhol, a equipe volta a campo no domingo, contra o Sevilla.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA