25 setembro, 2025
quinta-feira, 25 setembro, 2025

Bateria do iOS 26 ruim? Veja 8 formas de melhorar o consumo de energia no iPhone

Compartilhe

Imagem Destacada

O iOS 26 chegou para transformar a experiência dos usuários da Apple com seu novo sistema operacional. Com a inovadora tecnologia Liquid Glass, os dispositivos agora oferecem um visual repaginado e uma interação intuitiva com a interface, elevando a fluidez da navegação. Contudo, essa evolução traz um desafio: o impacto maior no consumo de bateria, especialmente em modelos mais antigos.

Felizmente, existem estratégias eficazes para otimizar a duração da bateria do seu iPhone com iOS 26. Neste guia, reunimos dicas valiosas que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

8 formas de ‘consertar’ a bateria ruim do iOS 26

Embora a Apple possa lançar atualizações para otimizar o Liquid Glass no futuro, você pode adotar algumas ações agora mesmo. Acompanhe as sugestões e aprenda a manter seu iPhone sempre pronto para uso.

1. Utilize o sensor de luz ambiente

Tela do iPhone 17 com iOS 27
Tela do iPhone 17 com o iOS 27 – Imagem: Divulgação/Apple

Esse recurso ajusta automaticamente o brilho da tela, adaptando-se à luminosidade do ambiente. Ao evitar níveis excessivos de brilho, ele não apenas melhora sua experiência visual, mas também ajuda a conservar a bateria. Ative essa função em “Configurações” > “Acessibilidade” > “Visão” > “Tamanho da tela e do texto” e ligue o “Brilho automático”.

2. Utilize o Adaptive Power

Homem segurando um iPhone com bateria
Homem segurando um iPhone 6 Space Gray com ícone de bateria na tela

Esse recurso revolucionário analisa seus padrões de uso para otimizar a autonomia da bateria. Com pelo menos sete dias de uso, ele aprende quando sua carga é mais necessária e faz ajustes automáticos. Ative-o em “Configurações” > “Bateria” > “Modo de energia” e ligue o “Adaptive Power”.

3. Ative o modo escuro

Tela de notificações do iPhone com modo escuro
Imagem mostra a tela de notificações do iPhone, destacando o modo escuro

Mudando para o modo escuro, você não só economiza bateria, como também proporciona um visual mais elegante. Vá em “Configurações” > “Tela e Brilho” e selecione “Aparência” para ativar o modo escuro.

4. Habilite o Modo de Baixo Consumo

Pessoa usando modo de economia de bateria
Pessoa segurando um celular com o modo ‘economia de bateria’ ativado.

Esse modo reduz bruscamente a taxa de atualização da tela e limita processos em segundo plano, prolongando a duração da bateria. Você pode ativá-lo em “Ajustes” ou através da Central de Controle, além de automatizá-lo pelo aplicativo Atalhos.

5. Desative dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth quando não estiver usando

Pessoa desativando o Bluetooth
Pessoa desativando o Bluetooth no celular.

Essas tecnologias consomem um considerável volume de bateria. Acesse “Configurações” > “Dados Móveis” ou “Wi-Fi” e desative-as quando desnecessárias. Lembre-se de que poderão ser religadas automaticamente às 5h da manhã.

6. Utilize 4G LTE ao invés de 5G

Ilustração da tecnologia 4G
Ilustração da tecnologia 4G.

O 5G pode parecer atraente, mas quando não disponível, optar pelo 4G LTE pode ajudar a economizar bateria. Mude essa configuração em “Configurações” > “Dados Móveis” > “Opções de Dados Celulares” e selecione LTE.

7. Desative o Always On Display

Always-On Display do iPhone 14 Pro
Display Always-On do iPhone 14 Pro.

Embora essa função exiba informações úteis, ela consome uma quantidade significativa de energia. Desative-a em “Configurações” > “Tela e brilho” > “Always On Display”.

8. Desative a atualização de aplicativos em segundo plano

Atualização de aplicativos em segundo plano
Acesse “Atualização em 2º Plano” para desativar.

Desativar essa função evita que aplicativos atualizem automaticamente, economizando bateria. Vá até “Ajustes” > “Geral” > “Atualização em 2º Plano” e configure de acordo com suas necessidades.

Quer saber como essas dicas impactaram a sua experiência? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários! Sua participação é fundamental para nós!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você