O Banco do Brasil (BB) anunciou ações judiciais em resposta aos ataques vindos de grupos bolsonaristas nas redes sociais. Essas postagens, repletas de fake news sobre supostas sanções estrangeiras e bloqueios de ativos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incitam a população a retirar recursos do banco.
Em comunicado à Agência Brasil, a instituição destacou que identificou um aumento de “publicações inverídicas e maliciosas” que visam espalhar pânico e induzir decisões financeiras prejudiciais aos cidadãos. O BB não tolerará declarações enganosas que comprometam sua imagem e, para isso, tomará todas as medidas legais necessárias para proteger sua reputação, seus clientes e colaboradores.
Notícias relacionadas:
- Dino afirma que STF não pode ceder a coações e ameaças.
- Moraes alerta que bancos podem ser punidos se aplicarem sanções dos EUA.
- Dino: veto alcança tribunais estrangeiros, mas não internacionais.
“Declarações enganosas ou inverídicas que tenham como objetivo prejudicar a imagem do Banco do Brasil não serão toleradas. O banco tomará todas as medidas legais cabíveis para proteger sua reputação, seus clientes e seus funcionários”, ressaltou o BB no comunicado.
O comunicado enfatizou a seriedade da situação ao mencionar a Lei 7.492/1986, que penaliza a divulgação de informações falsas sobre instituições financeiras com penas severas. O BB enviou um ofício à Advocacia-Geral da União (AGU), solicitando medidas jurídicas, embora não tenha detalhado esse documento no comunicado.
A instituição reafirmou seu compromisso em operar em total conformidade com a legislação brasileira, normas dos mais de 20 países onde atua e os padrões internacionais do sistema financeiro. “Com mais de 80 anos de experiência em relações internacionais, o Banco do Brasil está pronto para enfrentar questões complexas envolvendo regulamentações globais”, concluiu o comunicado.
Além disso, o banco possui um sólido assessoramento jurídico para garantir práticas de governança, integridade e segurança financeira. O compromisso do BB é oferecer soluções responsáveis e sustentáveis, visando a proteção de todos os seus públicos.
E você, o que pensa sobre a disseminação de informações falsas nas redes? Compartilhe sua opinião nos comentários!